Alimentos saudáveis com poder de regular o açúcar no sangue

Mudanças na alimentação devem ser acompanhadas de outras medidas saudáveis, como a prática de exercícios físicos

Conheça os alimentos que ajudam contra os altos níveis de açúcar no sangue
Créditos: BakiBG/istock
Conheça os alimentos que ajudam contra os altos níveis de açúcar no sangue

No universo da saúde, altos níveis de açúcar no sangue representam uma ameaça para a saúde tanto de diabéticos quanto de não diabéticos. No entanto, pesquisas  apontam que pequenas mudanças na alimentação podem ser o segredo para combater esse problema. Certos alimentos têm a capacidade de reduzir os níveis de glicose, de acordo com estudos realizados.

Entre os alimentos recomendados, destacam-se aqueles ricos em fibras e outros componentes específicos, que desempenham um papel fundamental no controle do açúcar no sangue.

Cenoura

A cenoura, por exemplo, é reconhecida por sua alta concentração de betacaroteno, antioxidante que demonstrou auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue e melhorar a função das células beta pancreáticas responsáveis pela produção de insulina.

Esses benefícios têm potencial para prevenir a diabetes mellitus tipo 2.

Brócolis

Outro legume notável é o brócolis, que é rico em fibras. A fibra desempenha um papel crucial no controle dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que é indigestível e não é absorvida da mesma forma que outros carboidratos.

Vegetais como o brócolis e couve-flor ajudam no controle do açúcar no sangue
Créditos: SewcreamStudio/istock
Vegetais como o brócolis e couve-flor ajudam no controle do açúcar no sangue

Além disso, os vegetais crucíferos, como brócolis, couve de Bruxelas e couve-flor, possuem baixo teor de açúcar natural, alta saciedade e são ricos em fibras. O brócolis também contém um composto chamado sulforafano, que demonstrou controlar a resistência à insulina e reduzir os níveis de glicose no sangue em mais de 10% em pacientes diabéticos.

Abobrinha

A abobrinha é um legume riquíssimo em fibras solúveis, que auxiliam na redução da velocidade de absorção dos alimentos e evitam picos de glicose no sangue.

Além disso, devido ao seu baixo índice glicêmico, a abobrinha é uma excelente opção para substituir carboidratos no prato.

Berinjela

A berinjela, muitas vezes esquecida, também se destaca entre os vegetais ricos em nutrientes. Ela contém fibras solúveis e compostos clorogênicos que ajudam a regular o açúcar no sangue.

Estudos têm apontado a berinjela como um componente de interesse na redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.