Aluna de escola pública é aprovada na UFSCar após vencer câncer

A jovem Natalia Nascimento, de 18 anos, descobriu um câncer ósseo em 2014 e passou o ano passado em tratamento. Por isso, o sonho de entrar em uma universidade pública parecia distante. De acordo com reportagem de Bruna Lavrini, do UOL, após vencer a doença, a aluna de escola pública foi aprovada em terapia ocupacional na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A vaga foi conquistada por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje, Natalia cursa o segundo semestre do curso. Ela nasceu em Santo André, em São Paulo, mas foi criada em São Mateus, no extremo leste da capital paulista.

A estudante venceu a doença e ainda passou na universidade pública

A jovem sempre estudou em escola pública e conseguiu ser aprovada no vestibulinho da Etec (Escola Técnica Estadual) Sapopemba. Aos 15 anos, em 2014, Natalia foi diagnosticada com câncer e, para tratar o tumor na clavícula, foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia até julho do ano passado.

“Eu já tinha desistido de entrar em uma universidade pública. Enquanto a maioria dos meus colegas de classe estavam se preparando em cursinhos, eu só conseguia me preocupar em estudar para as disciplinas da escola”, afirmou ao site.

Leia o conteúdo na íntegra.