Anorexia nervosa: conheça os sinais e tratamento dessa doença séria

Anorexia não é estilo de vida ou muito menos uma questão de escolha, trata-se de uma doença, com danos gravíssimos à saúde, podendo levar à morte

Por: Marcela Kotait Comunicar erro

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar comum da sociedade moderna. Tal como outros tipos de transtornos alimentares, possuir anorexia nervosa não é questão de escolha ou de estilo de vida, mas uma doença seríssima e complexa, que altera profundamente a maneira pela qual pessoas se relacionam com a comida e vivenciam seu próprio corpo. Mas afinal, quais são as características da anorexia nervosa? E como se deve tratá-la?

A anorexia nervosa caracteriza-se pela perda excessiva e intencional de peso corporal. Essa perda de peso, que tende a se dar em um curto espaço de tempo, ocorre por meio de uma severa e autoimposta restrição alimentar. A anorexia nervosa também pode ser acompanhada de comportamentos compensatórios, e de distorção de imagem corporal, ou seja, quando o indivíduo tem alterada a percepção do seu tamanho em comparação à sua forma real.

Comportamentos comuns das pessoas com anorexia

Entre os comportamentos frequentes associados à anorexia nervosa, destaca-se a preocupação constante com comida e peso, manifestada por meio de diversas manias, tais quais o hábito de pular refeições; a exclusão de determinados alimentos – como pães, massas e doces – do cotidiano alimentar; uma preferência obsessiva por frutas, legumes, verduras, e alimentos diet e light;  interesse exagerado por dietas e calorias; profundo sofrimento com o próprio peso; demasiada culpa diante do ato de comer; e o hábito de se pesar frequentemente.

mulher com anorexia sentada na cama
Crédito: KatarzynaBialasiewicz/istock Distorção da imagem corporal é uma das características da anorexia

Tratamento

A anorexia nervosa se manifesta predominantemente em meninas e mulheres, apesar de a doença também acometer cada vez mais meninos e homens. A anorexia nervosa requer tratamento especializado e sério, que deve ser feito por uma equipe interdisciplinar, idealmente composta, no mínimo, por nutricionista, psicólogo e médico psiquiatra.

descrição da anorexia nervosa em um livro
Crédito: nicoolay/istock A anorexia pode ser tratada por uma equipe interdisciplinar

O nutricionista tem um papel-chave no tratamento dos transtornos alimentares. No caso da anorexia nervosa, esse tratamento não se limita à recuperação de um peso corporal adequado. O nutricionista trabalhará também para restabelecer uma relação saudável com a comida e o com o corpo, ajudando o paciente a perceber melhor seus sinais de fome e saciedade, e a melhorar a estruturação da alimentação – tanto quantitativamente quanto qualitativamente, desencorajando episódios de restrição alimentar, por exemplo.

Ainda assim, é normal que pacientes se sintam inseguros durante o tratamento, questionando se será possível recuperar um peso saudável e ter uma relação sem sofrimento com a comida. Nesse momento, é fundamental confiar no processo em curso. O tratamento com profissionais sérios produzirá resultados. A meta é resgatar uma vida plena em todos os pacientes, fazendo-os viver em paz com a comida e com próprio peso.

Se tivermos contato com alguma pessoa que apresente sintomas de anorexia nervosa, é fundamental ajudá-la a desmistificar o tema. Isso vale principalmente para aqueles que convivem mais diretamente com o indivíduo, como amigos e familiares. Anorexia nervosa não é estilo de vida ou muito menos uma questão de escolha. Estamos diante de uma doença, que traz danos gravíssimos à saúde, podendo levar à morte nos casos mais graves, e que requer tratamento.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …