ANS suspende 38 planos de saúde; veja a lista
Medida é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as operadoras a partir de reclamações assistenciais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A suspensão afeta 38 planos de 10 operadoras, baseado nas reclamações feitas no segundo trimestre do ano. Esta ação tem início previsto para o próximo dia 3, visando proteger os consumidores e assegurar um melhor desempenho do setor.
Esta medida resultou do Monitoramento da Garantia de Atendimento, recurso utilizado para avaliar as operadoras de saúde através das reclamações assistenciais.
Afinal, quais foram os resultados deste monitoramento?
Ao todo, 394.313 beneficiários serão protegidos pois os planos suspensos só poderão ser novamente comercializados após as operadoras apresentarem melhoras significativas nos resultados do monitoramento.
Paralelamente a suspensão, a ANS também apresentou a lista de planos de saúde que poderão voltar a ser comercializados. Neste mesmo ciclo, 12 planos de seis operadoras têm a venda autorizada, após serem reavaliados positivamente pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Consulte a lista com os planos de saúde suspensos aqui.
Como funciona o Monitoramento da Garantia de Atendimento?
Este recurso da ANS é um acompanhamento trimestral do acesso dos beneficiários às coberturas de saúde contratadas. As reclamações consideradas são as que descrevem descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
Através deste monitoramento, as operadoras de saúde são categorizadas em faixas que variam entre 0, 1, 2 e 3. Aquelas que estão situadas nas faixas mais altas do monitoramento representam piores desempenhos e, portanto, são alvo de maior atenção e vigilância por parte da ANS.