Ansiedade de alto funcionamento: você pode ter sem saber
Conheça os sintomas físicos, psicológicos e comportamentais
Muitas pessoas sofrem de ansiedade severa, mas ainda conseguem manter um alto nível de funcionamento em suas vidas. Isso pode dificultar a identificação se estão ou não lidando com um transtorno de ansiedade.
Os sintomas da ansiedade de alto funcionamento às vezes não são aparentes porque aqueles que a apresentam costumam ter um desempenho aparentemente normal em contextos sociais ou profissionais.
O que é a ansiedade de alto funcionamento?
Apesar de não ser um diagnóstico médico profissional, esse é um termo que descreve um tipo específico de ansiedade.
Refere-se a uma pessoa pode parecer funcional e até bem-sucedida externamente, mas internamente está lutando com altos níveis de ansiedade.
Pessoas com ansiedade de alto funcionamento podem parecer calmas, produtivas e bem ajustadas em suas vidas profissionais e sociais, mas por dentro estão lidando com uma série de preocupações e sintomas de ansiedade.
O que causa ansiedade de alto funcionamento?
De acordo com a ciência, a ansiedade de alto funcionamento é causada por uma interação de genes, química cerebral, personalidade e fatores ambientais.
Pessoas com histórico familiar de ansiedade ou outras doenças mentais podem ter maior probabilidade de apresentar a condição.
Além disso, a química do cérebro é outro fator – os desequilíbrios dos neurotransmissores podem afetar o humor e os níveis de estresse de uma pessoa.
Características de personalidade como perfeccionismo, medo do fracasso ou um alto nível de controle podem predispor as pessoas à ansiedade de alto funcionamento.
Além disso, acontecimentos de vida muito estressantes ou traumáticos podem desencadear ou agravar os sintomas de ansiedade.
Sinais e sintomas de ansiedade de alto funcionamento
Esta condição apresenta-se como uma combinação complicada de traços de personalidade, sintomas psicológicos e manifestações físicas.
Traços de personalidade
- Perfeccionismo. A busca incessante pela perfeição, motivada por uma dura crítica interior.
- Tentar constantemente exceder os padrões, o que muitas vezes pode ser motivado pelo medo de não ser bom o suficiente.
- Preocupação excessiva com as incertezas futuras, bem como uma inclinação para insistir no comportamento passado.
- Um pavor geral de cometer erros ou não cumprir as expectativas, fazendo com que as pessoas evitem assumir novos desafios.
Sintomas físicos
- Inquietação e desconforto. Sentir-se constantemente nervoso, levando a um aumento da frequência cardíaca e possível hipertensão.
- Tensão muscular e fadiga. Desconforto a longo prazo, que causará dores de cabeça e exaustão.
- Problemas gastrointestinais. Problemas digestivos e estomacais causados por estresse persistente.
Sintomas psicológicos
- Devaneios. Haverá um fluxo implacável de pensamentos negativos que podem sobrecarregar a mente, levando à incapacidade de se concentrar nas tarefas.
- Indecisão. Quando você vive constantemente com medo de que coisas ruins aconteçam, você pode ficar angustiado até mesmo com as menores decisões diárias que precisa tomar.
- Esgotamento mental. A tensão mental experimentada pela preocupação constante, pensar demais e prever o pior pode levar a uma sensação de exaustão que nenhum descanso ou sono resolverá.
Como tratar a ansiedade de alto funcionamento?
Psicoterapia
Entre os tratamentos padrão, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é especialmente bem-sucedida porque ensina os indivíduos a reconhecer e lidar com formas de pensamento e comportamentos negativos.
Um bom terapeuta também pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com a ansiedade.
Medicamento
Algumas pessoas podem se beneficiar tomando medicamentos além da terapia.
Antidepressivos e ansiolíticos podem ajudar a normalizar a química do cérebro e aliviar os sintomas.
Estabelecendo limites
Uma definição clara de limites pode evitar que você ceda demais. Simplificando, aprender a dizer não e priorizar o ajudará a evitar ficar sobrecarregado e ansioso.