Anvisa barra venda de filet-mignon após detecção de salmonella
Empresa irá recolher voluntariamente o lote que já foi distribuído
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher um lote de filé-mignon da marca BF Meat após uma análise feita pelo Ministério da Agricultura detectar contaminação por salmonella.
A decisão proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro de 2022, com validade no dia 28 de março.
Segundo nota da agência, a empresa irá recolher voluntariamente o lote que já foi distribuído.
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
- Entenda como dois copos desta bebida podem ajudar a diminuir o risco de AVC
Contaminação por salmonella
A Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. É bem conhecida a contaminação a partir de ovos mal cozidos, mas poucas pessoas sabem que carnes de aves, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.
Os sintomas típicos da infecção incluem diarreia, cólicas estomacais e febre.
Geralmente, esses sintomas começam entre seis horas e seis dias após a ingestão do alimento contaminado. Na maioria das vezes, a infecção desaparece sozinha, em uma semana, mas às vezes a condição pode se agravar.
Crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais graves de salmonella.