Cebolas estão ligadas a surto de salmonela em 37 estados dos EUA

Pelo menos 652 pessoas foram contaminadas, sendo que 129 precisaram de internação

Autoridades de saúde pública dos Estados Unidos identificaram um surto de salmonela em 37 estados que estaria ligado a cebolas importadas do México. Pelo menos 652 pessoas ficaram doentes após o consumo, sendo que 129 tiveram que ser hospitalizadas. Não houve o registro de nenhuma morte.

Segundo a Food and Frug Administration (FDA), órgão semelhante à Anvisa, as cebolas da ProSource Inc. (também chamada de ProSource Produce LLC) foram identificadas como uma fonte potencial de contaminação.

Cebola importada do México seria fonte de surto de salmonela nos EUA
Créditos: FotografiaBasica/istock
Cebola importada do México seria fonte de surto de salmonela nos EUA

O produto contaminado foi importado do estado mexicano de Chihuahua e inclui cebolas inteiras frescas nas variedades vermelha, branca e amarela.

Agora, tanto a FDA, quanto os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão pedindo aos consumidores que verifiquem a origem das cebolas antes de consumi-las e, se a fonte não for clara, joguem fora.

A ProSource retirou voluntariamente todas as suas cebolas potencialmente contaminadas com datas de importação entre 1º de julho de 2021 e 27 de agosto de 2021.

Infecção por salmonela

As pessoas que ficaram doentes apresentaram os sintomas típicos de uma infecção por salmonela, como diarreia, cólicas estomacais e febre.

De acordo com o CDC, geralmente, esses sintomas começam entre seis horas e seis dias após a ingestão do alimento contaminado. Para a maioria das pessoas, a infecção desaparece sozinha em uma semana, mas às vezes a condição pode se agravar.

Crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais graves de salmonela.

O que é a salmonela?

A salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que  causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A bactéria que causa a salmonela entra no organismo por meio por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados
Créditos: urfinguss/istock
A bactéria que causa a salmonela entra no organismo por meio por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. É bem conhecida a contaminação a partir de ovos mal cozidos, mas poucas pessoas sabem que carnes de aves, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.

Existem duas espécies da bactéria causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

A Salmonella enterica é o tipo que causa doenças como a enterocolite aguda, que causa dores intensas e inflamações no trato do sistema digestivo, com foco nos intestinos delgado e grosso.

Quando procurar um médico?

Pessoas com sintomas considerados graves, como febre acima de 39°C, diarreia, vômitos graves ou sinais de desidratação, devem procurar atendimento médico.