Últimas notícias:

Loading...

Cebolas estão ligadas a surto de salmonela em 37 estados dos EUA

Pelo menos 652 pessoas foram contaminadas, sendo que 129 precisaram de internação

Por: Redação

Autoridades de saúde pública dos Estados Unidos identificaram um surto de salmonela em 37 estados que estaria ligado a cebolas importadas do México. Pelo menos 652 pessoas ficaram doentes após o consumo, sendo que 129 tiveram que ser hospitalizadas. Não houve o registro de nenhuma morte.

Segundo a Food and Frug Administration (FDA), órgão semelhante à Anvisa, as cebolas da ProSource Inc. (também chamada de ProSource Produce LLC) foram identificadas como uma fonte potencial de contaminação.

cebola
Crédito: FotografiaBasica/istockCebola importada do México seria fonte de surto de salmonela nos EUA

O produto contaminado foi importado do estado mexicano de Chihuahua e inclui cebolas inteiras frescas nas variedades vermelha, branca e amarela.

Agora, tanto a FDA, quanto os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão pedindo aos consumidores que verifiquem a origem das cebolas antes de consumi-las e, se a fonte não for clara, joguem fora.

A ProSource retirou voluntariamente todas as suas cebolas potencialmente contaminadas com datas de importação entre 1º de julho de 2021 e 27 de agosto de 2021.

Infecção por salmonela

As pessoas que ficaram doentes apresentaram os sintomas típicos de uma infecção por salmonela, como diarreia, cólicas estomacais e febre.

De acordo com o CDC, geralmente, esses sintomas começam entre seis horas e seis dias após a ingestão do alimento contaminado. Para a maioria das pessoas, a infecção desaparece sozinha em uma semana, mas às vezes a condição pode se agravar.

Crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais graves de salmonela.

O que é a salmonela?

A salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que  causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

salmonela
Crédito: Urfinguss/istockA bactéria que causa a salmonela entra no organismo por meio por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. É bem conhecida a contaminação a partir de ovos mal cozidos, mas poucas pessoas sabem que carnes de aves, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.

Existem duas espécies da bactéria causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

A Salmonella enterica é o tipo que causa doenças como a enterocolite aguda, que causa dores intensas e inflamações no trato do sistema digestivo, com foco nos intestinos delgado e grosso.

Quando procurar um médico?

Pessoas com sintomas considerados graves, como febre acima de 39°C, diarreia, vômitos graves ou sinais de desidratação, devem procurar atendimento médico.

Compartilhe:

Tags: #Doença