Aprenda a fazer shampoo natural caseiro usando bicarbonato de sódio

Ao usar shampoo, estamos colocando uma série de aditivos químicos nos cabelos que nem sempre são garantia de saúde para os fios.  Essa constatação foi o que levou a canadense Katherine Martinko a abandonar de vez os shampoos tradicionais e apostar em outra mistura: bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Segundo ela, após 18 meses de testes, o resultado foi esse da foto:

Mania na internet

De acordo com os adeptos da receita caseira, além de mais econômica que os produtos industrializados, a mistura traz mais sedosidade e brilho aos fios, ajudando o couro cabeludo a regular a oleosidade.  O método tem circulado na internet e virado mania entre as adeptas de uma vida mais natural. O que tem motivado a troca é que, embora não comprovada a teoria, alguns cientistas afirmam que os shampoos industrializados são prejudiciais e potencialmente cancerígenos.

Mas você deve estar se perguntando será que o cabelo fica limpo de fato com a mistura caseira? A resposta é sim! O bicarbonato de sódio remove a gordura do couro cabeludo e dos fios. Vale dizer, no entanto, que como seu pH é alcalino, ele acaba abrindo as cutículas. Por isso é utilizado o vinagre de maçã que ajuda a fechar as escamas do fio e a dar brilho.

Para quem estiver disposto a testar o método caseiro, segue o modo correto de usar:

1. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo d’água morna e, em seguida, aplique na cabeça. Você vai notar que não haverá espuma, não tem problema. Esfregue como de costume e enxague. O pó do bicarbonato vai embora nessa hora.

2. Feito isso, agora misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo d’água morna e despeje sobre os cabelos. Você vai notar que as escamas do fio se fecharão e sua mão vai conseguir deslizar normalmente. Nem precisa de condicionador. A boa notícias é que, depois de secar, o cheiro de vinagre irá desaparecer!

Compartilhe: