Aprenda a lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre

Trocar o shampoo industrializado pela receita caseira livra seu cabelo de parabeno, sulfato, corante e fragrâncias químicas

Por: Redação

Para ficar livre de uma série de aditivos químicos, muitas pessoas estão abandonando os shampoos tradicionais e levando bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para o box do banheiro.

Além de mais econômico e saudável, a solução garante fios soltos, sedosos e com brilho por mais tempo. A blogueira canadense Katherine Martinko é uma das adeptas que mostrou o ‘antes e depois’ na internet após aderir à receita natural.  Veja abaixo:

Blogueira mostra o resultado após usar a receita caseira

Entre os benefícios do uso do bicarbonato como shampoo, está o fato dele promover uma limpeza profunda dos fios e da cabeça, eliminando o aspecto oleoso e evitando o acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Além disso, o produto não possui ingredientes nocivos, como parabeno, sulfato, corante e fragrâncias químicas, ao contrário dos shampoos industrializados.

Vale dizer, no entanto, que como o pH do bicarbonato de sódio é alcalino, ele acaba abrindo as cutículas dos fio. Por isso, é necessário utilizar o vinagre de maçã que ajuda a fechar as escamas do cabelo e a dar brilho. Esse processo dispensa o uso de condicionador.

vinagre de maçã em um pote de vidro
Crédito: Madeleine_Steinbach/istockVinagre de maçã ajuda a dar brilho aos fios

“O vinagre de maçã apresenta vários benefícios para a saúde e é um verdadeiro coringa para as mulheres. Com PH muito baixo, ele tem propriedades que equilibram os fios, selam as cutículas, melhoram a porosidade, hidratam e dão brilho e auxilia no crescimento dos cabelos”, explica o tricologista Carlos Henrique Camilo.

O modo de usar o bicarbonato e o vinagre de maça nos cabelos é bem simples; confira abaixo o passo a passo:

  1. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo d’água morna e, em seguida, aplique na cabeça.
  2.  Esfregue como de costume e enxague. (Note que não vai haver espuma)
  3. Agora misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo d’água morna e despeje sobre os cabelos. Esse passo serve para fechar as cutículas do fio.
  4. Para finalizar, enxague bem para o cheiro do vinagre sumir. Você vai perceber que sua mão vai conseguir deslizar normalmente pelos fios.

O especialista em tricologia também ensina a usar limão no ritual de cuidado dos fios. “O limão, que dá uma força incrível para os fios, reduz a queda e dá um brilho extra aos cabelos. Ele tem um Ph ácido e, por isso, agirá fazendo uma limpeza profunda no couro cabeludo e reduzindo a oleosidade”, explica.

Ao usar o limão, alguns cuidados são necessários, como não usar durante muito tempo, pois pode causar o ressecamento dos fios e, deve-se evitar a exposição ao sol, enquanto o produto estiver no cabelo ou na pele, pois pode provocar queimaduras.

Modo de usar limão no cabelo:

Esprema o suco de três limões, misture com água morna e passe nos fios. Deixe agir por 5 minutos, depois enxágue em água abundante. Lave a cabeça como de costume. O indicado é usar duas vezes por semana.

Veja também:

Compartilhe:

Tags:#Cabelo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.