As 7 frutas mais saudáveis do mundo e seus benefícios para a saúde
Pesquisa americana listou os alimentos mais saudáveis do mundo, sendo que sete frutas aparecem no ranking; veja a lista
Para aqueles que buscam uma rotina alimentar mais balanceada, a inclusão de frutas na dieta é fundamental. Contudo, entre tantas opções, quais seriam as mais saudáveis?
É comum associarmos a ideia de alimentos saudáveis às frutas e verduras. Surpreendentemente, um estudo da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), revelou que de 41 alimentos analisados, somente sete eram frutas. Os vegetais verdes lideraram o top 10.
A metodologia do estudo
O motivo pelo qual as frutas não ocupam muitos dos primeiros lugares no ranking se deve ao fato de que, em comparação aos vegetais – especialmente no que se refere a calorias – elas contêm menos vitaminas e outros nutrientes.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
A pesquisa visava identificar o alimento que forneceria 100% das necessidades de nutrientes para cada 100 calorias consumidas.
O agrião liderou a lista e acabou considerado o alimento mais saudável do mundo. Para chegar a tais resultados, os cientistas analisaram 41 alimentos diferentes, focando na quantidade de 17 nutrientes essenciais, como as vitaminas A e B12.
A primeira fruta no ranking aparece na 28º posição e se trata do limão siciliano, o amarelo.
As 7 frutas mais saudáveis, segundo o estudo
Embora não estejam no topo do ranking, as frutas não devem ser subestimadas. Elas ocupam posições relevantes na lista:
- Limão siciliano – Considerado a fruta mais saudável do planeta, possui alta concentração de vitamina C, extremamente importante para fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres;
- Morango – Contém ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro, essenciais para várias funções do organismo;
- Laranja – Uma fonte de vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. Este último é um mineral essencial que regula funções celulares no corpo;
- Limão (verde) – Rico em vitamina C, cálcio, magnésio, potássio e fibras, é um aliado contra a fome e para regular o intestino;
- Toranja (rosa e vermelha) – Tem boas quantidades de vitamina A, vitamina C, fibras, carotenoides e flavonoides, nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
- Amora (preta) – Possui cálcio, potássio, magnésio e antocianinas, que protegem as células contra os radicais livres;
- Toranja (branca) – Embora seja pouco consumida no Brasil, é rica em fibras, essenciais para a saúde intestinal e digestão.
Essas frutas, mesmo não sendo tão densas em nutrientes quanto os vegetais verdes, ainda contribuem positivamente para uma dieta balanceada.
O estudo destaca a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada para a ingestão adequada de nutrientes.