Aumentam os casos de depressão entre empresários e executivos

Uma pesquisa realizada pela clínica Med-Rio Check Up mostra que entre empresários, executivos e funcionários de alta gerência aumentou em  37,5%  o número de pacientes com depressão no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o estudo, os casos de insônia tiveram alta de 19%, ansiedade de 60% e estresse  em 27,7%. A pesquisa foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo que também entrevistou especialistas que dizem haver aumento de problemas emocionais em momentos de crise econômica.

“O estresse deixa a pessoa suscetível a enxaquecas, gastrites e até infartos. Mais comuns, porém, são casos de depressão, ansiedade e insônia”, afirma o psiquiatra Antônio Nardi, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio).

Segundo o coordenador dos ambulatórios do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Rodrigo Leite, estudos mostram que o uso de controladores de humor e antidepressivos disparou em países desenvolvidos durante a crise de 2008. [Trechos publicados na Folha de S.Paulo, leia a matéria completa]