Bactéria Strep A mata mais 5 crianças na Inglaterra e total vai a 21

Esse tipo de bactéria pode causar muitas infecções diferentes, algumas muito graves

Mais cinco crianças morreram na Inglaterra após infecção estreptocócica invasiva por Strep A. Desde o início de setembro, já são 21 mortes ligadas à bactéria, de acordo com a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA).

Entre 12 de setembro e 18 de dezembro, houve 27.486 casos de escarlatina, que pode ser causada por Strep A.

Bactéria Strep A mata mais 5 crianças na Inglaterra e total vai a 21
Créditos: ktsimage/istock
Bactéria Strep A mata mais 5 crianças na Inglaterra e total vai a 21

Na maioria das vezes, a doença é tratada com antibióticos, mas como a demanda aumentou muito nos últimos meses, medicamentos como Penicilina V e Amoxicilina chegaram a ficar em falta nas farmácias.

Bactéria Strep A

Streptococcus do grupo A, também conhecida como Strep A, é uma bactéria comum. Muitos de nós carregamos na garganta e na pele e nem sempre resulta em doença. No entanto, ela causa várias infecções, algumas leves e outras mais graves.

Infecções mais leves causadas por Strep A incluem escarlatina, impetigo, celulite e faringite. Estes podem ser facilmente tratados com antibióticos.

As infecções mais graves ligadas a essa bactéria vêm de estreptococos invasivos do grupo A, conhecidos como iGAS.

Essas infecções são causadas pela bactéria que entra em partes do corpo onde normalmente não é encontrada, como os pulmões ou a corrente sanguínea. Em casos raros, uma infecção iGAS pode ser fatal.

Embora as infecções por iGAS ainda sejam incomuns, houve um aumento de casos este ano na Inglaterra, principalmente em crianças menores de 10 anos.

Transmissão

A Strep A é transmitida por contato próximo com uma pessoa infectada através da tosse e espirros ou por um ferimento. Algumas pessoas podem ter a bactéria presente em seu corpo sem, no entanto, apresentar qualquer sintoma de infecção.

Sintomas

Os primeiros sinais de infecção por Strep A podem ser sintomas semelhantes aos da gripe, que incluem:

  • Febre alta
  • Dor de garganta e gânglios do pescoço inchados
  • Dores musculares
  • Cansaço
  • Erupção cutânea

A  erupção aparece entre 12 a 48 horas depois da infecção. São pequenas bolinhas elevadas, que começam no peito e na barriga, depois se espalham. A erupção torna a pele áspera, como uma lixa.

Essas manifestações costumam ter a duração de uma semana e desaparecem sozinhos, em casos leves.

Febre alta é um dos sintomas da infecção por Strep A
Créditos: Milan_Jovic/istock
Febre alta é um dos sintomas da infecção por Strep A

Formas graves

Embora as infecções por Strep A geralmente causem apenas doenças leves, elas também podem levar à escarlatina e à doença estreptocócica invasiva do grupo A, em que a bactéria invade o sangue, os músculos ou os pulmões.

Duas das formas mais graves, porém raras, de doença invasiva são a fasciíte necrotizante e a síndrome do choque tóxico estreptocócico.

A fasciíte necrotizante também é conhecida como a “doença comedora de carne” e pode ocorrer se uma ferida for infectada.

A síndrome do choque tóxico estreptocócico é uma infecção que progride rapidamente, causando baixa pressão arterial/choque e danos a órgãos como rins, fígado e pulmões. Este tipo de choque tóxico tem uma alta taxa de mortalidade.