CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Bebê nasce com quase 5kg e chama atenção pelas bochechas

O pequeno Carlos Gael nasceu de cesariana pesando bem mais que o esperado pelos médicos

Por: Redação

Um bebê fofinho e bem bochechudo fez sucesso na maternidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ao nascer com quase 5kg.

No Facebook, a mãe, a esteticista Evilyn Cavalcante, postou fotos do menino e comemorou: “Nasceu nosso príncipe! 4.495kg e 48cm de pura gostosura”, escreveu ela em seu perfil. O post teve centenas de curtidas e comentários de familiares e conhecidos, que ficaram admirados com o tamanho do bebê.

mãe com o bebê recém-nascido
Crédito: Reprodução/FacebookBebê nasceu de parto cesariana

Apelidado pela mãe de Fofão, o pequeno Carlos Gael surpreendeu os pais com o peso. Ao G1, a mãe disse que não esperava um bebê tão grande já que o último ultrassom, feito há 15 dias, mostrava que o menino viria ao mundo com cerca de 3,8 kg.

bebê na maternidade
Crédito: Reprodução/FacebookCarlos Gael e a mãe já receberam alta médica

Peso de recém-nascidos

De acordo com Patricia Rezende, pediatra do grupo Prontobaby, o peso do pequeno Carlos Gael não é considerado normal. “É um bebê grande para idade gestacional”, diz ela. “Muitas vezes pode estar relacionado à diabetes materna, principalmente mal controlada.  Pode ser hereditário? Sim, mas muito comumente é por diabetes materna”, explica.

Sob condições ideais, depois de passar em média 40 semanas no útero materno, os bebês costumam vir ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, de acordo com a tabela padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tamanho pode variar dois ou três centímetros para mais ou para menos nessa idade gestacional.

Quanto ao peso, o ideal esperado de um recém-nascido é variar entre 2.500g e 4.000g. De acordo com o Ministério da Saúde, o baixo peso ao nascer (menor que 2.500g) é associado a maior mortalidade e morbidade neonatal e infantil, sendo considerado o fator isolado mais influente na sobrevivência nos primeiros anos de vida.

No outro extremo, acima de 4 kg, o bebê é considerado maior que a média e pode representar maior risco de complicações no parto.

Além disso, segundo a pediatra, um bebê grande ou pequeno para a idade gestacional têm maiores índices de complicações após o nascimento, como hipoglicemia, por exemplo.

Mudança após o nascimento

Após nascer a criança perde até 10% do peso e, geralmente, recupera isso em até duas semanas. Mas mais importante do que se atentar somente à balança, a pediatra Patrícia Rezende orienta prestar atenção no recém-nascido como um todo e observar como são as mamadas, como ele tem dormido, qual a quantidade de xixi que o recém-nascido tem feito. “Essas são medidas também para percebermos se ele tá ganhando peso bem. No primeiro trimestre é normal ganhar entre 20g e 30g por dia”, explica a médica.

Compartilhe:

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …