Beber este chá todos os dias pode reduzir risco de diabetes tipo 2
Pesquisa observou os hábitos de consumo de chá de 1.923 adultos, com idades entre 20 e 80 anos
Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Adelaide, na Austrália, e pela Universidade do Sudoeste, na China, traz uma boa notícia para os amantes do chá preto. Conforme o estudo, a ingestão diária da bebida pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue, reduzindo os riscos de diabetes tipo 2.
Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da observação de 1.923 adultos, sendo 562 homens e 1.361 mulheres, com idades entre 20 e 80 anos, residentes em províncias da China.
Para esta análise, os indivíduos estiveram divididos em grupos, de acordo com seus hábitos de consumo da bebida e condição atual de saúde. Algumas pessoas não tinham o costume de ingerir chá, outras consumiam o chá preto diariamente.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
A condição de saúde dos participantes também foi levada em conta: 436 deles tinham diabetes, 352 apresentavam pré-diabetes e 1.135 estavam com níveis normais de glicose no sangue.
Relação entre chá preto e redução do risco de diabetes
O professor Tongzhi Wu, da Universidade de Adelaide, um dos coautores do estudo, destacou a relevância dos efeitos benéficos do chá para a saúde humana, como a redução dos riscos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
No entanto, o mecanismo de ação destes benefícios continua incerto. “Os benefícios substanciais do chá para a saúde acabaram relatados em vários estudos nos últimos anos, mas os mecanismos subjacentes a estes benefícios não são claros,” observou Wu, citado pelo Hindustan Times.
Os benefícios da ingestão diária de chá preto
O estudo observou que os indivíduos que consomem chá preto diariamente possuíam:
- 53% menos riscos de desenvolverem pré-diabetes;
- 47% menos chance de desenvolverem diabetes tipo 2.
Isso ocorria mesmo após vários fatores de risco, como idade, sexo, etnia, IMC (índice de massa corporal), pressão arterial, glicemia em jejum e colesterol.
A hipótese levantada pelos pesquisadores é de que os compostos bioativos presentes no chá preto podem ter uma ação moduladora direta ou indireta sobre a excreção de glicose pelos rins.
Este efeito seria semelhante ao dos inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2), uma nova classe de medicamentos antidiabéticos.
“Essas descobertas sugerem que as ações dos compostos bioativos no chá escuro podem modular direta ou indiretamente a excreção de glicose nos rins” explicou Wu.
Além do controle do diabetes, o chá preto também apresenta efeitos protetores para o coração e rins.