Beber suco de laranja pode baixar a pressão arterial?
De acordo com estudo, até 500 mL por dia parece conferir um benefício à saúde em termos de função vascular e pressão arterial
O suco de laranja tem sido destacado em pesquisas recentes sobre sucos de frutas por seu papel potencial na redução da pressão arterial. Mas apesar dos resultados positivos dos estudos, há algumas ressalvas.
Embora beber suco de laranja tenha tido efeitos de redução da pressão arterial em participantes dos estudos a curto prazo, as descobertas não são claras sobre como isso pode afetar a pressão arterial a longo prazo.
Além disso, o alto teor de açúcar no suco também traz riscos à saúde.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
O que as pesquisas dizem sobre suco de laranja e pressão arterial?
Uma das ligações mais fortes entre sucos de frutas e pressão arterial apareceu em uma revisão de pesquisa de 2021 publicada no periódico Nutrients.
Os pesquisadores analisaram vários efeitos do consumo de suco e notaram que em um grupo de 19 estudos compreendendo 618 participantes no total, beber suco de fruta reduziu a pressão arterial diastólica em 2,07 mmHg em comparação com um placebo.
Isso pode não parecer uma grande diferença, mas os pesquisadores acrescentaram que tal redução poderia diminuir a incidência de hipertensão em 17% na população em geral.
Os pesquisadores do estudo também observaram que beber suco de fruta regularmente estava estatisticamente associado a uma redução de 33% no risco de morrer de derrame. Esse efeito era maior do que provocado por comer frutas e vegetais inteiros.
Por que o suco pode ser útil para a hipertensão?
Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os efeitos positivos de beber suco, incluindo suco de laranja, poderiam ser creditados aos nutrientes e compostos antioxidantes que eles contêm.
Especificamente, eles destacaram componentes do suco que podem ser úteis, como o folato, polifenóis, potássio e vitamina C.
O suco de laranja, em particular, tem uma grande quantidade de potássio, um eletrólito que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e a quantidade de sódio excretado na urina.
Isso, por sua vez, pode diminuir a pressão arterial para aqueles que têm hipertensão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Polifenóis, uma classe de compostos encontrados em muitos alimentos vegetais, também ajudam a melhorar os níveis de pressão arterial.
Cuidado com o excesso!
Embora os estudos tenham descoberto que beber suco ajuda a diminuir a pressão arterial, isso não é um passe livre para beber muito suco de laranja. Principalmente porque não há evidências suficientes para mostrar que beber suco de laranja traz benefícios no controle da pressão arterial a longo prazo.
Além disso, qualquer bebida altamente açucarada é ruim para a saúde geral a longo prazo, e o suco de laranja se enquadraria nessa categoria.
Antes de mudar sua dieta, é sempre importante conversar com seu médico ou nutricionista, especialmente se você já tem alguma condição pré-existente, como diabetes, por exemplo.