Bolsonaro é monitorado por coronavírus após chefe da Secom contrair

O presidente viajou para os EUA com Fabio Wajngarten, diagnosticado com o vírus, e se encontraram com Donald Trump

12/03/2020 14:39

Após o chefe da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, testar positivo para o coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), passou a ser monitorado pela equipe médica do Palácio do Planalto. Bolsonaro já fez o teste para coronavírus, e o resultado sai nesta sexta-feira, 13.

Isso porque Wajngarten e Bolsonaro viajaram juntos aos EUA há quatro dias, onde se encontraram com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Bolsonaro está sendo monitorado por coronavírus após chefe da Secom testar positivo
Bolsonaro está sendo monitorado por coronavírus após chefe da Secom testar positivo - reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira, 12, um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmar a pandemia de coronavírus no mundo, Bolsonaro cancelou uma viagem a Mossoró, no Rio Grande do Norte, devido à avaliação de seus auxiliares. Eles acreditam que é necessário evitar exposição em ambientes com risco de contaminação.

Outros ministros confirmados para essa viagem como Sergio Moro (Segurança), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura) também cancelaram suas participações.

“Surto de coronavírus é muito mais fantasia”

Nesta terça-feira, 10, durante um discurso em Miami, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a uma plateia de empresários brasileiros e americanos que a “questão do coronavírus” não é “isso tudo” e se trata muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia.

No discurso o presidente brasileiro disse: “Obviamente temos um momento de crise, uma pequena crise. No meu entender muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propaga pelo mundo todo. Alguns da imprensa conseguiram fazer duma crise a queda do preço do petróleo, mas isso não é crise, obviamente problema da bolsa, isso acontece esporadicamente“.

Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus

Ao declarar pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) adiantou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais.

A contenção do vírus é um desafio por conta da facilidade de transmissão. Ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas, que contaminam objetos e outras pessoas. Além disso, como trata-se de um vírus novo, nossos corpos ainda não possuem defesas naturais para enfrentá-lo.

Neste cenário, a prevenção é a melhor saída. Os cuidados são básicos e devem ser adotados por todo mundo, mesmo por pessoas que não se considerem exposta ao risco. Confira aqui as formas de prevenção.