Últimas notícias:

Loading...

Brasileiro desconhece maioria dos tumores relacionados ao cigarro

Por: Redação
Crédito: Getty Images/iStockphotoRelação entre cigarro e câncer de boca, por exemplo, é desconhecida pela maioria

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) constatou que o câncer de pulmão é um dos mais lembrados pelos brasileiros quando se fala da relação entre o cigarro e o desenvolvimento de tumores.

Entretanto, cânceres de boca, laringe, esôfago, estômago e bexiga – que possuem ligação direta com a substância – são desconhecidos por pelo menos dois em cada dez brasileiros.

Outro dado alarmante do estudo da SBOC é que, por mais que os níveis de desconhecimento já sejam altos entre a população de forma geral, os fumantes são ainda menos propensos a conhecerem todas as formas de câncer com relação direta com seu hábito: colo de útero (20%) e estômago (21%) são desconhecidos por dois em cada dez fumantes; laringe (23%) e boca (27%) por cerca de um quarto; esôfago por quatro em cada dez fumantes (39%); e bexiga por metade deles (50%). No que refere ao câncer de pulmão, o nível de conhecimento, apesar de mais baixo do que entre os brasileiros como um todo, é o tumor mais lembrado por aqueles que fumam (89%).

Crédito: Getty Images/iStockphotoCâncer de pulmão é o mais lembrado

“É muito preocupante que uma parcela tão significativa da população desconheça os cânceres da cavidade oral, laringe, estômago, esôfago e bexiga, que, juntos, representam mais de 20% de todos os casos de tumor diagnosticados no país”, analisa a Dra. Clarissa Baldotto, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

O tabagismo é um dos hábitos que mais causam danos ao organismo, sendo responsável por cerca de um terço de todas as mortes por câncer, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também:

Compartilhe: