Britânico diz que curou eczema ao tomar apenas um banho por semana

Jonathan Rowe compartilhou recentemente imagens de antes e depois

Por: Redação

Um britânico de 32 anos, que teve o rosto todo afetado por um eczema, afirma que curou a pele escamosa ao se livrar de cremes com esteroides e tomar banho uma vez por semana.

Jonathan Rowe, que mora em Londres, viu um pequeno fragmento de eczema aos 18 anos que se transformou em uma erupção de corpo inteiro aos 24 anos e acabou “controlando sua vida”.

Crédito: Arquivo pessoal O britânico Jonathan Rowe, 32 anos, mostra a transformação no rosto

Embora as drogas fortes aliviassem os sintomas do eczema, o risco de efeitos colaterais significava que ele não poderia usá-los para sempre e quando ele tentou parar sua condição piorou.

Na tentativa de interromper o uso de medicamentos, Jonathan fez uma investigação on-line e encontrou algo chamado ‘sem terapia de umidade’.

Agora, ele tenta induzir seu corpo a regular seus próprios níveis de umidade, bebendo apenas um litro de água por dia, tomando banho uma vez por semana e nunca usando produtos para a pele.

Jonathan Rowe compartilhou recentemente imagens de antes e depois de parar o tratamento com esteroides.

As fotos mostram uma melhora nítida na pele do rosto. No entanto, há um debate entre os médicos sobre se a condição sobre a eficácia ao interromper o tratamento.

O que é eczema?

O eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema. Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele.

Crédito: Ipopba/iStockO eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões

O paciente pode ter eczema agudo, agudo/subagudo, subagudo/crônico ou só crônico.  Assim, não é necessário o mesmo paciente ter todas as fases de um eczema para se fazer o diagnóstico da dermatose.

Tratamentos

O diagnóstico de eczema, e sua causa, são obtidos pela história que o paciente conta ao médico e pelos exames clínicos e específicos para se determinar a etiologia do quadro.

O tratamento é realizado de acordo com o tipo de eczema. Além do tratamento especifico, são importantes as orientações que são dadas ao paciente, de acordo com o tipo de eczema.

No eczema atópico e numular é importante a hidratação da pele, o que ajuda a manter a integridade da barreira de proteção da pele.

Já no eczema de contato e farmacodermia, o principal tratamento é evitar o contato com o material que levou à formação do eczema

E no eczema de estase, o tratamento da alteração circulatória ajuda a controlar o quadro eczematoso.