Brócolis, repolho e couve previnem câncer de cólon em ratos

Pesquisadores estão otimistas e esperam agora analisar mais profundamente os benefícios dos vegetais em humanos

Substâncias presentes em vegetais verdes protegem o intestino
Créditos: bhofack2/iStock
Substâncias presentes em vegetais verdes protegem o intestino

Uma pesquisa feita com ratos mostrou que brócolis, repolho e couve podem ajudar a prevenir o câncer de cólon (que envolve o intestino e o reto). O estudo publicado na revista Immunity, observou que os camundongos alimentados com uma dieta rica em indol-3-carbinol – que é produzida quando digerimos alguns vegetais – ficaram protegidos da inflamação intestinal e do câncer de cólon.

Isso acontece porque quando vegetais verdes são digeridos, é ativada uma proteína  que repara as células intestinais danificadas que, de outra forma, seriam incapazes de absorver nutrientes ou secretar muco protetor.

Os pesquisadores analisaram camundongos geneticamente modificados que não podiam produzir ou ativar o AhR em seu organismo. Parte dos roedores desenvolveu inflamação intestinal que progrediu para o câncer de intestino. No entanto, os animais alimentados com uma dieta rica em vegetais verdes não desenvolveram inflamação nem câncer de cólon.

Ratos que seguiram a dieta com vegetais escuros tiveram menos tumores
Créditos: JacobStudio/istock
Ratos que seguiram a dieta com vegetais escuros tiveram menos tumores

“Curiosamente, quando os camundongos cujo câncer já estava em desenvolvimento foram transferidos para a dieta enriquecida com vegetais verdes, eles acabaram tendo muito menos tumores que também foram mais benignos”, detalhou a autora principal do estudo, Dra. Amina Metidji.

A pesquisadora diz que as descobertas são “motivo de otimismo” e conta que reduziu a quantidade de carne que consome para aumentar a quantidade de legumes e verduras em sua dieta.

O professor Tim Key, do Cancer Research, que não esteve envolvido na pesquisa, disse que isso aumenta a evidência de que uma dieta saudável, rica em vegetais, é muito importante. “Este estudo sugere que não é apenas a fibra em vegetais como brócolis e repolho que ajuda a reduzir o risco de câncer de intestino, mas também moléculas encontradas nesses vegetais”.

Os pesquisadores esperam em breve analisar se os efeitos desses vegetais funcionam da mesma forma em humanos.