Cães podem farejar câncer no sangue e saliva com 97% de precisão

Cientistas esperam que as descobertas possam levar a novas abordagens para a detecção da doença

Por: Redação Comunicar erro

Os cães são conhecidos por seu poderoso faro e agora um estudo observou que o olfato evoluído deles é capaz de detectar câncer em amostras de sangue e de saliva com quase 97% de precisão.

Isso se explica porque os cães têm receptores olfativos 10 mil vezes mais precisos que os de humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

cachorro farejando
Crédito: BioScentDX/istockCão fareja amostra para identificação do câncer

Em um dos testes realizados, os animais apontaram indícios de câncer de mama em uma paciente, 18 meses antes de o tumor ser diagnosticado em um exame de mamografia.

Como o teste funciona?

O processo do teste é simples. Os voluntários recebem um kit, que inclui uma máscara cirúrgica para ser usada por um determinado período. Posteriormente, esse material é embalado e devolvido aos pesquisadores que o insere em uma lata de metal e apresenta aos cães treinados. Se o câncer é detectado, os cães se sentam em frente a essa lata. O teste então é repetido para confirmação, com outro grupo de cães treinados em tipos específicos de tumores.

Atualmente, câncer de mama e pulmão podem ser detectados. Logo, o teste vai evoluir para incluir próstata, colorretal e melanoma.

Além das máscaras, amostras de sangue de pacientes também são utilizadas. O teste é feito de forma bastante semelhante, sempre oferecendo petisco para os cães associarem o agrado ao odor.

Os pesquisadores agora planejam realizar um estudo de acompanhamento para entender exatamente quais componentes químicos os cães estão cheirando para detectar o câncer.

De acordo com uma das autoras do estudo, a pesquisadora Heather Junqueira, do laboratório BioScentDX, os resultados podem levar a novas abordagens de detecção da doença. “Embora atualmente não haja cura para o câncer, a detecção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, afirmou.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …