CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Cães podem farejar câncer no sangue e saliva com 97% de precisão

Cientistas esperam que as descobertas possam levar a novas abordagens para a detecção da doença

Por: Redação

Os cães são conhecidos por seu poderoso faro e agora um estudo observou que o olfato evoluído deles é capaz de detectar câncer em amostras de sangue e de saliva com quase 97% de precisão.

Isso se explica porque os cães têm receptores olfativos 10 mil vezes mais precisos que os de humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

cachorro farejando
Crédito: BioScentDX/istockCão fareja amostra para identificação do câncer

Em um dos testes realizados, os animais apontaram indícios de câncer de mama em uma paciente, 18 meses antes de o tumor ser diagnosticado em um exame de mamografia.

Como o teste funciona?

O processo do teste é simples. Os voluntários recebem um kit, que inclui uma máscara cirúrgica para ser usada por um determinado período. Posteriormente, esse material é embalado e devolvido aos pesquisadores que o insere em uma lata de metal e apresenta aos cães treinados. Se o câncer é detectado, os cães se sentam em frente a essa lata. O teste então é repetido para confirmação, com outro grupo de cães treinados em tipos específicos de tumores.

Atualmente, câncer de mama e pulmão podem ser detectados. Logo, o teste vai evoluir para incluir próstata, colorretal e melanoma.

Além das máscaras, amostras de sangue de pacientes também são utilizadas. O teste é feito de forma bastante semelhante, sempre oferecendo petisco para os cães associarem o agrado ao odor.

Os pesquisadores agora planejam realizar um estudo de acompanhamento para entender exatamente quais componentes químicos os cães estão cheirando para detectar o câncer.

De acordo com uma das autoras do estudo, a pesquisadora Heather Junqueira, do laboratório BioScentDX, os resultados podem levar a novas abordagens de detecção da doença. “Embora atualmente não haja cura para o câncer, a detecção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, afirmou.

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …