Cães podem farejar câncer no sangue e saliva com 97% de precisão

Cientistas esperam que as descobertas possam levar a novas abordagens para a detecção da doença

Por: Redação | Comunicar erro

Os cães são conhecidos por seu poderoso faro e agora um estudo observou que o olfato evoluído deles é capaz de detectar câncer em amostras de sangue e de saliva com quase 97% de precisão.

Isso se explica porque os cães têm receptores olfativos 10 mil vezes mais precisos que os de humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

cachorro farejando
Crédito: BioScentDX/istockCão fareja amostra para identificação do câncer

Em um dos testes realizados, os animais apontaram indícios de câncer de mama em uma paciente, 18 meses antes de o tumor ser diagnosticado em um exame de mamografia.

Como o teste funciona?

O processo do teste é simples. Os voluntários recebem um kit, que inclui uma máscara cirúrgica para ser usada por um determinado período. Posteriormente, esse material é embalado e devolvido aos pesquisadores que o insere em uma lata de metal e apresenta aos cães treinados. Se o câncer é detectado, os cães se sentam em frente a essa lata. O teste então é repetido para confirmação, com outro grupo de cães treinados em tipos específicos de tumores.

Atualmente, câncer de mama e pulmão podem ser detectados. Logo, o teste vai evoluir para incluir próstata, colorretal e melanoma.

Além das máscaras, amostras de sangue de pacientes também são utilizadas. O teste é feito de forma bastante semelhante, sempre oferecendo petisco para os cães associarem o agrado ao odor.

Os pesquisadores agora planejam realizar um estudo de acompanhamento para entender exatamente quais componentes químicos os cães estão cheirando para detectar o câncer.

De acordo com uma das autoras do estudo, a pesquisadora Heather Junqueira, do laboratório BioScentDX, os resultados podem levar a novas abordagens de detecção da doença. “Embora atualmente não haja cura para o câncer, a detecção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, afirmou.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …