Café com limão virou modinha no Tiktok; entenda se funciona mesmo
Bebida viralizou sem qualquer respaldo científico e especialistas apontam os riscos
Pode soar esquisitíssimo e, na real, é mesmo, mas tem muita gente que aderiu ao consumo de café com limão. Nas redes sociais, a mistura faz sucesso. O que está por trás disso não é a combinação de sabores, mas a ideia de que espremer um pouco de limão no café pode ajudar a queimar gordura.
De fato, ambos os ingredientes tem propriedades reconhecidas individualmente. Enquanto o café é um estimulante, que ajuda a acelerar o metabolismo, o limão é fonte de vitamina C e tem ação antioxidante. Mas será que a soma de ambos potencializa os benefícios?
- RJ: 5 dicas práticas para curtir Ilha Grande como nunca
- Universal Orlando fechará montanha-russa icônica
- Dificuldades comuns que uma pessoa com TDAH enfrenta no dia a dia
- Ronco e apneia: as soluções menos invasivas disponíveis no consultório odontológico
Adicionar limão ao café ajuda na perda de peso?
Para a nutricionista funcional Camila Arruda, a mistura não passa de mais uma moda que populariza sem qualquer benefício real para quem deseja emagrecer. “Não consigo pensar em nenhum benefício em adicionar limão ao café, muito menos com a função emagrecedora”, diz.
“Vejo aí um problema porque sinaliza que a pessoa está priorizando receitas ditas como milagrosas em vez de construir hábitos saudáveis e sustentáveis para perder peso”, completa.
Além disso, a nutricionista acredita que tendências como essas que viralizam nas redes sociais sem nenhum respaldo científico podem ainda levar a distúrbios alimentares, especialmente em adolescentes.
“Esses vídeos virais de dieta são prejudiciais e perigosos porque são criados por pessoas sem qualificações”, aponta.
Para a nutricionista clínica Amanda Basílio, existe ainda outro problema na mistura. “Que sofrem com problemas digestivos, isso só vai potencializar o desconforto porque essa bebida poder se agressivo para a mucosa parede estomacal”, explica.
Por que as pessoas ainda acreditam?
Há muitas pessoas que garantem ter emagrecido depois de começar a consumir a bebida, porém, muitos internautas afirmam nas rede sociais que diminuem a quantidade de refeições diárias para otimizar a perda de peso.
“A pessoa pode estar perdendo massa magra e não gordura”, explica a nutricionista Amanda Basílio.
Segundo ela, no fim, isso não será bom porque vai gerar uma carência nutricional.
A nutricionista ainda acrescenta que para perder peso é preciso de maneira eficaz é essencial uma dieta saudável e com déficit calórico, com a orientação de um profissional, além de exercícios regulares.