Café durante a gravidez é seguro? Veja o que diz estudo
Estudos anteriores sugeriram que beber café ou outras bebidas com cafeína durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral das crianças
Durante a gravidez vários ajustes na alimentação são necessários. E o que dizer sobre o café? Um novo estudo não encontrou nenhuma ligação forte entre beber café durante a gravidez e impactos no desenvolvimento do cérebro infantil.
Publicado na Psychological Medicine, o estudo dize que as grávidas ainda devem seguir as diretrizes médicas sobre cafeína. A Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia afirma que o consumo seguro de cafeína durante a gravidez é de até 200mg por dia, o que corresponde a 1 xícara de 340 ml de café coado.
No entanto, segundo os pesquisadores, se seus resultados forem apoiados por outras evidências, essas diretrizes podem eventualmente ser ajustadas.
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Estudos anteriores sugeriram frequentemente que beber café ou outras bebidas com cafeína durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral das crianças.
Acredita-se que parte do motivo seja que a cafeína não é decomposta tão facilmente no corpo de mulheres grávidas e pode se acumular.
Mas muitos desses estudos, de acordo com pesquisadores, são afetados por outros fatores. Por exemplo, mulheres que bebem café durante a gravidez têm mais probabilidade de fumar e beber álcool também, ambos conhecidos por causar danos.
Detalhes do estudo
A equipe de pesquisa utilizou dados de mais de 95.000 mulheres grávidas no período de 1998 a 2008.
O estudo registrou a saúde, o estilo de vida e os dados genéticos dessas mães, bem como os dados de seus filhos e dos pais de seus filhos.
A equipe analisou variações genéticas ligadas ao comportamento de beber café, juntamente com dados de pesquisa sobre o consumo de café pelos pais durante a gravidez e dificuldades de neurodesenvolvimento nas crianças. O consumo de café pelos pais foi usado como um controle contra o consumo de café pelas mães.
No geral, os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhuma ligação entre o consumo de café durante a gravidez e o desenvolvimento do cérebro infantil.
Após todas as nossas análises, parece que o fumo e o álcool são provavelmente os causadores dessa relação observacional.