Câncer de pâncreas: estes são os 3 primeiros sinais da doença
Embora não apresente sintomas, câncer de pâncreas pode se caracterizar por alguns sinais
Considerado um dos tipos de câncer maior taxa de mortalidade, o câncer de pâncreas não leva ao ao aparecimento de sinais e sintomas nos estágios iniciais, o que muitas vezes resulta em diagnósticos tardios da doença.
Vários fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de pâncreas, embora nem todas as pessoas com esses fatores desenvolvam a doença. Os principais fatores de risco incluem:
- obesidade;
- diabetes tipo 2;
- tabagismo;
- consumo excessivo de álcool;
- baixo consumo de fibras, frutas, vegetais;
- dietas ricas em carnes vermelhas e processadas;
- condições genéticas ou hereditárias, como síndrome de Lynch, câncer pancreático familiar e pancreatite hereditária.
Além disso, os especialistas também chamam a atenção para o diabetes, que tanto pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, como uma manifestação clínica que antecede o diagnóstico da neoplasia.
Sinais de câncer de pâncreas
- perda de peso inexplicável;
- dor no meio do abdômen, irradiando para as costas;
- icterícia (amarelecimento da pele e das membranas mucosas) também pode fazer com que a urina fique mais escura e as fezes mais claras.
Ainda de acordo com estudos sobre o tema, outros sintomas da doença podem incluir a diminuição do apetite (em particular uma aversão à carne, devido à diminuição das enzimas pancreáticas que a decompõem), náuseas e vômitos e aparecimento de diabetes (ligado ao impacto na produção de insulina pelo pâncreas).
Contudo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esses sinais e sintomas não são específicos do câncer de pâncreas, o que infelizmente contribui para o diagnóstico tardio da doença.