Caso de sarampo é registrado em parque da Disney, em Los Angeles
Visitantes que estiveram no parque podem ter sido expostos ao vírus da doença
A OC Health Care Agency (Agência de Pesquisa e Qualidade em Assistência à Saúde dos Estados Unidos) confirmou um caso de sarampo em um parque da Disney, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
De acordo com um comunicado oficial, a pessoa infectada é uma adolescente que viajou da Nova Zelândia para o sul da Califórnia e esteve no parque no dia 12 de agosto.
Com isso, os visitantes que estiveram no parque neste período podem ter sido expostos ao vírus da doença, que é altamente contagiosa.
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Denúncia de surto de meningite em Maceió assusta; Secretaria esclarece
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
O comunicado ainda faz um alerta sobre a importância da vacinação: “A doença se espalha muito facilmente por via aérea e por contato direto com uma pessoa infectada, e é contagioso a partir de aproximadamente quatro dias antes e quatro dias depois de os sintomas aparecerem. Alentamos aos membros comunidade a protegerem a si e suas famílias, vacinado-se”.
Confira os principais sintomas do sarampo:
- Dor muscular
- Dor de garganta
- Cansaço
- Febre acima de 38º
- Manchas vermelhas na pele
- Pontinhos brancos dentro das bochechas
- Vermelhidão nos olhos
- Tosse seca
Ao notar os sintomas, é importante consultar um clínico geral ou pediatra, no caso das crianças, para confirmar o diagnóstico, que pode ser feito apenas com avaliação clínica ou através de exames laboratoriais.
O vírus do sarampo é facilmente transmitido por tosse ou espirros, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para cobrir a boca.