Chá de camomila ajuda a reduzir o açúcar no sangue, segundo estudo
Descubra como a opção natural de chá de camomila auxilia no controle do diabetes e ainda diminui complicações, conforme um estudo
Uma pesquisa traz perspectivas animadoras para os pacientes com diabetes ao indicar que o consumo regular de chá de camomila pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue.
Esse estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã, e publicado na revista Complementary Therapies in Medicine, sinaliza um caminho complementar no cuidado de pessoas com essa doença.
Chá ajuda a controlar o açúcar no sangue
O estudo envolveu uma análise detalhada de 15 pesquisas sobre os efeitos do chá de camomila em pacientes com diabetes e respectivas complicações da doença.
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
- Saiba como competir no Tier 2 de League of Legends em 2025
- Descubra o melhor método para remover agrotóxicos de frutas e verduras
- Nube oferece quase 10 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.000
Desses estudos, quatro avaliaram o impacto da camomila nos perfis lipídicos dos participantes, revelando que a planta auxiliou no combate à dislipidemia, condição caracterizada por níveis elevados de gordura no sangue.
Outro achado importante foi que a camomila mostrou eficácia na diminuição expressiva do estresse oxidativo, uma condição comumente associada ao diabetes. A descoberta acabou evidenciada em seis dos estudos analisados pelos pesquisadores.
Chá de camomila e complicações do diabetes
Ao avaliar as complicações associadas ao diabetes, como aspectos renais e hepáticos, a pesquisa mostrou que a camomila reduz significativamente os efeitos negativos desta doença, se comparada aos grupos de controle.
De acordo com a análise, os pacientes que consumiram o chá apresentaram reduções significativas nos níveis médios de açúcar no sangue. Além de melhorias nos níveis de insulina e resistência à mesma.
Uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue acabou sendo observada, isso quando comparada ao grupo placebo.
Resultados positivos
Os pesquisadores destacaram que o uso de diferentes preparações de camomila, tais como chá e extratos aquosos, pode ser benéfico para o controle glicêmico.
Esses resultados formam uma base sólida para investigação adicional dos benefícios da camomila no tratamento de diabetes.
Ao mesmo tempo, sugerem que a bebida popular pode se revelar uma valiosa opção de tratamento complementar, ajudando a regular os níveis de glicose e promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida para aqueles que convivem com a doença.
A adoção de tratamentos alternativos ou complementares deve ser sempre realizada com cuidado e orientação médica. Tudo para não comprometer o tratamento principal ou levar à interação medicamentosa.