Chá de hibisco: conheças as vantagens de tomar a bebida
A bebida em efeito até sobre a pressão arterial, mas é preciso cautela no consumo
O chá de hibisco é uma bebida feita a partir das flores secas da planta Hibiscus sabdariffa.
Conhecido por seu sabor levemente ácido e sua cor vibrante, o chá de hibisco é apreciado não apenas por suas qualidades refrescantes, mas também pelos diversos benefícios que oferece à saúde.
Propriedades e benefícios da flor de hibisco
A infusão com a flor de hibisco é uma bebida refrescante e que mata a sede. Diz-se também que as flores de hibisco têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antitérmicas, analgésicas e antibacterianas. Mas os estudos disponíveis sobre o hibisco referem-se principalmente ao efeito sobre a hipertensão e a hiperlipidemia.
Em particular, a flor de hibisco parece ser eficaz no tratamento da hipertensão leve e moderada, pois parece reduzir as pressões sistólica (PAS) e diastólica (PAD).
Quanto ao efeito no perfil lipídico, o consumo de hibisco parece reduzir a oxidação das lipoproteínas LDL e diminuir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, enquanto o colesterol HDL geralmente parece não sofrer alteração.
Os resultados dos efeitos sobre a pressão arterial e o perfil lipídico são promissores para o possível uso do hibisco na prevenção de doenças cardiovasculares, mas estudos anteriores indicam a necessidade de mais investigações e estudos aprofundados.
Mas essa infusão ganha muitos adeptos por seu efeito na perda de peso. Estudos sugerem que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir a absorção de amido e glicose, o que pode levar a uma menor ingestão de calorias.
Além disso, o chá de hibisco pode ajudar a acelerar o metabolismo e é diurético, aumentando a produção da urina ao longo do dia e desinchando o corpo.
Outros efeitos do chá de hibisco
- Combate bactérias e inflamações;
- Fortalece o sistema imunológico contra infecções e inflamações;
- Ajuda a melhorar a digestão e pode aliviar sintomas como inchaço e constipação.
- Cardioprotetor e vasodilatador, graças aos flavonoides presentes no chá;
- Efeito estimulante sobre o intestino, facilitando a passagem e eliminação do bolo fecal.
Contraindicações
Embora o chá da flor de hibisco não apresente efeitos colaterais relevantes e seja bem tolerado, ele pode interagir com alguns medicamentos, como o paracetamol.
Além disso, há outras situações em que deve-se evitar o consumo. São essas:
- Gravidez, pois há evidências de que o hibisco pode estimular a menstruação ou induzir contrações uterinas, o que pode ser arriscado durante a gravidez.
- Pressão arterial baixa: pessoas nessa situação devem ter cautela ao consumi-lo, pois devido ao potencial efeito hipotensor do chá de hibisco, ele pode causar uma queda na pressão arterial;
- Cálculos renais: pessoas propensas a desenvolver cálculos renais de oxalato precisam de atenção, já que o hibisco contém ácido oxálico, que em excesso pode contribuir para a formação de pedras nos rins.
Além disso, vale dizer que devido às suas propriedades diuréticas, o chá de hibisco pode aumentar a produção de urina e potencialmente levar à desidratação se consumido em excesso.
Por isso, é importante certificar-se de manter uma hidratação adequada ao consumir chá de hibisco, especialmente em climas quentes ou durante atividades físicas intensas.
Como preparar o chá de hibisco
Basta adicionar uma colher de sopa de flores secas de hibisco a uma xícara de água quente e deixar em infusão por 5-10 minutos.
Você pode consumir o chá quente ou frio, adoçado a gosto, ou adicionar limão para um sabor extra.