Chá famoso por potencial antioxidante não é recomendado pela Anvisa
O chá faz sucesso na internet pelos benefícios para a saúde e seus efeitos antioxidantes e digestivos; entenda
A cúrcuma, mais conhecida no Brasil como açafrão-da-terra, tem sido a protagonista de inúmeros conteúdos de influenciadoras digitais, devido aos seus benefícios à saúde.
Reconhecida pela sua capacidade antioxidante, a cúrcuma pode ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais, febres, resfriados e até mesmo na redução do colesterol alto. Por isso, o chá dessa planta acaba sendo apontado como aliado natural para uma vida mais saudável.
Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou a bebida na lista das espécies vegetais proibidas para uso em infusões, o que causou dúvidas quanto à segurança do seu uso.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
A justificativa foi a ausência da planta no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022, que descreve todas as espécies vegetais permitidas para esse tipo de uso.
Regulamentação e segurança
Para que a cúrcuma seja autorizada em chás, é necessário que a empresa interessada forneça estudos indicando a segurança do uso.
Isso porque a avaliação da Anvisa é baseada nos dados científicos apresentados pelas empresas, que indicam se a cúrcuma é ou não segura para preparação de chás e infusões.
Apesar da restrição da Anvisa, a cúrcuma continua sendo uma aliada importante na busca por uma vida mais saudável. Afinal, existem formas seguras e legais de aproveitar os benefícios que a planta oferece.
Com informações do Terra.