Chás e outros alimentos que ajudam a controlar a pressão alta
Pesquisa conclui que os compostos vegetais conhecidos como flavan-3-ols, encontrados no chás, é responsável pelo benefício
É amplamente conhecido que a dieta é um fator que pode ter um impacto sobre a pressão alta. Consumir muito sal, por exemplo, aumenta significativamente a pressão sanguínea, pois faz com que o corpo retenha a água, colocando pressão extra nos vasos sanguíneos. Por outro lado, o consumo de chás e outros alimentos pode ajudar a controlá-la.
Um estudo publicado na Advances in Nutrition analisou 157 ensaios existentes e 15 estudos sobre o impacto no corpo dos flavan-3-ols, (algumas vezes referidos como flavanóis), presentes em grande quantidade nos chás, especialmente no verde e no preto.
Descobriu-se que consumir 400–600 miligramas por dia (mg/d) era a quantidade ideal.
Uma xícara de chá contém aproximadamente 160 mg de flavan-3-ol, o que significa que três xícaras seriam suficientes para atender à ingestão diária recomendada.
Além disso, segundo os pesquisadores, o aumento do consumo de flavan-3-ols na dieta pode melhorar as concentrações de colesterol e o açúcar no sangue.
Os autores do estudo frisaram, no entanto, que esta é uma diretriz baseada em alimentos e não uma recomendação para suplementos de flavan-3-ol.
O estudo recomendou o seguinte como boas fontes de flavan-3-ols:
- Chás
- Maçãs
- bagas
- Cacau
O que é pressão alta?
A pressão alta, ou hipertensão, é uma condição bastante comum que pode ter sérias consequências. Se não for tratada, pode levar a emergências médicas, como ataques cardíacos e derrames. Isso ocorre porque coloca pressão extra sobre os órgãos, como o coração e o cérebro.
O valor de referência da pressão alta é igual ou superior a 14×9 (≥ 140 por 90 mmHg). Quando esse valor aparece em duas ou mais aferições, em ocasiões distintas, a pessoa é considera hipertensa.
Quais as complicações da pressão alta?
A pressão excessiva nas paredes das artérias causada pela pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos e os órgãos do corpo. Quanto maior a pressão arterial e quanto mais tempo ela ficar descontrolada, maior será o dano.
hipertensão arterial descontrolada pode levar a complicações, incluindo:
- ataque cardíaco ou derrame
- aneurisma
- insuficiência cardíaca
- problemas renais
- problemas oculares
- danos nos rins
- problemas cognitivos