Ciência sugere melhor exercício físico para quem tem diabetes

Os pesquisadores observaram que, embora todos os tipos de exercício apresentassem benefícios, um treino específico se sobressaiu

31/08/2024 15:00

Um estudo recente publicado no British Journal of Sports Medicine aponta que o treinamento de resistência, como a musculação, pode ser o exercício físico mais vantajoso para pessoas com diabetes tipo 2.

A pesquisa é de especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Pernambuco, em colaboração com a Staffordshire University, na Inglaterra.

As equipes avaliaram a eficácia de diversos tipos de exercícios na regulação da glicemia e na melhoria da saúde geral de pacientes com a condição. O levantamento destacou o treino de força como a modalidade com os maiores benefícios.

Resultado do estudo

A pesquisa avaliou diversas modalidades de exercícios, como os aeróbicos, incluindo caminhada e corrida, e os anaeróbicos, que envolvem atividades de alta intensidade, como a musculação.

De acordo com estudo, musculação é um dos melhores exercícios físicos para quem tem diabetes
De acordo com estudo, musculação é um dos melhores exercícios físicos para quem tem diabetes - InnerVisionPRO/istock

Após monitorar os pacientes por várias semanas, os pesquisadores observaram que, embora todos os tipos de exercício apresentassem benefícios, o treinamento de resistência se sobressaiu.

Este tipo de treino proporcionou resultados mais expressivos no controle da glicemia, na diminuição da gordura corporal e no aumento da massa muscular magra.

Os pesquisadores também analisaram uma extensa variedade de estudos anteriores, abrangendo desde treinos de musculação supervisionados até atividades físicas de intensidade moderada.

Eles concluíram que o treinamento de resistência também exerce um efeito benéfico na saúde cardiovascular, fortalecendo o coração e os vasos sanguíneos.

Além disso, contribui para a saúde óssea, ajudando a prevenir a osteoporose, uma condição à qual os pacientes são especialmente vulneráveis.