Ciência sugere melhor exercício físico para quem tem diabetes
Os pesquisadores observaram que, embora todos os tipos de exercício apresentassem benefícios, um treino específico se sobressaiu
Um estudo recente publicado no British Journal of Sports Medicine aponta que o treinamento de resistência, como a musculação, pode ser o exercício físico mais vantajoso para pessoas com diabetes tipo 2.
A pesquisa é de especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Pernambuco, em colaboração com a Staffordshire University, na Inglaterra.
As equipes avaliaram a eficácia de diversos tipos de exercícios na regulação da glicemia e na melhoria da saúde geral de pacientes com a condição. O levantamento destacou o treino de força como a modalidade com os maiores benefícios.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
Resultado do estudo
A pesquisa avaliou diversas modalidades de exercícios, como os aeróbicos, incluindo caminhada e corrida, e os anaeróbicos, que envolvem atividades de alta intensidade, como a musculação.
Após monitorar os pacientes por várias semanas, os pesquisadores observaram que, embora todos os tipos de exercício apresentassem benefícios, o treinamento de resistência se sobressaiu.
Este tipo de treino proporcionou resultados mais expressivos no controle da glicemia, na diminuição da gordura corporal e no aumento da massa muscular magra.
Os pesquisadores também analisaram uma extensa variedade de estudos anteriores, abrangendo desde treinos de musculação supervisionados até atividades físicas de intensidade moderada.
Eles concluíram que o treinamento de resistência também exerce um efeito benéfico na saúde cardiovascular, fortalecendo o coração e os vasos sanguíneos.
Além disso, contribui para a saúde óssea, ajudando a prevenir a osteoporose, uma condição à qual os pacientes são especialmente vulneráveis.