Cigarros eletrônicos causam queimaduras químicas nos pulmões

Estudo encontra sinais de danos semelhantes aos que ocorreriam após a exposição a produtos químicos tóxicos, gases ou outras substâncias

Por: Redação

Lançados como alternativa ao cigarro comum, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vape”, estão na mira de várias investigações. A suspeita é que eles possam ser tão, se não mais, nocivos que os tradicionais. Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine mostrou que a fumaça inalada por meio do dispositivo causa danos nos pulmões que se assemelham a queimaduras químicas.

De acordo com o patologista cirúrgico da Clínica Mayo, Brandon T. Larsen, os casos mostram um padrão de lesão. “Para ser honesto, elas se parecem com o tipo de mudança que você esperaria ver em um trabalhador em um acidente industrial onde um grande barril de produtos químicos tóxicos derrama, e essa pessoa é exposta a vapores tóxicos e a queimadura química nas vias aéreas”, disse ao jornal americano The New York Times.

homem fumando cigarro eletrônico
Crédito: 6okean/istockCigarros eletrônicos provocam queimaduras químicas nos pulmões, diz estudo

Larsen ainda comparou os ferimentos àqueles vistos em pessoas expostas a venenos como gás mostarda, uma arma química usada na Primeira Guerra Mundial.

O resultado do estudo baseou-se em análises de tecido pulmonar de 17 pessoas com idades  entre 19 e 67 anos. Cerca de 70% usavam produtos de maconha ou óleo de cannabis no vaporizador. Porém, os médicos não conseguiram identificar exatamente o que está causando o dano pulmonar, ou mesmo quantas substâncias nocivas estão envolvidas. Eles não sabem se a fonte são os líquidos que estão sendo vaporizados ou uma toxina liberada pelos materiais usados para fabricar dispositivos de vaporização. Também não está claro se alguns dispositivos estão com defeito.

Doença e mortes nos EUA

Até o momento, foram registrados, nos Estados Unidos, mais de 800 casos de doença pulmonar e 16 mortes associadas ao uso de cigarro eletrônico.

No Brasil, é proibido comercializar e fazer propaganda desse tipo de produto. Porém, seu uso é livre. Preocupada com a falta de evidências científicas sobre a segurança, a Anvisa anunciou que irá monitorar casos de saúde relacionados ao uso de cigarros eletrônicos no país.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …