Com lockdown, Fernando de Noronha pode zerar casos de coronavírus

A ilha teve 28 moradores infectados. Do total, 25 já estão completamente recuperados e três em isolamento até estarem curados

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, admirado pela sua exuberante beleza natural, está próximo de zerar os casos do novo coronavírus em toda sua região. Segundo reportagem da Época, foi descartado o único caso da covid-19 que ainda estava em investigação, na última quarta-feira, 6.

Arquipélago de Fernando de Noronha vai zerar casos
Créditos: iStock/advjmneto
Arquipélago de Fernando de Noronha vai zerar casos

A ilha teve 28 moradores infectados, entre 25 e 59 anos. Do total de pessoas contaminadas, 25 já estão completamente recuperadas e três ainda estão em isolamento domiciliar até estarem curadas. A taca recuperação está em 89% dos casos, bem acima da média nacional de 56,7%.

Lockdown

Desde o dia 20 de abril, Noronha esvaziou pousadas e hotéis, os restaurantes fecharam e os turistas foram obrigados a sair da ilha. As duras medidas, quase um mês depois, já mostram resultados.



“Assim que o coronavírus começou a se espalhar, lançaram um decreto para providenciar a saída de todos os turistas da ilha. A partir desse momento, só entrava moradores e prestadores de serviços essenciais. Para sair de casa, passou a ser necessário uma autorização prévia da administração, explicando o motivo da saída, o destino e horário. Depois, o aeroporto ficou completamente fechado, ninguém entra ou sai da ilha até o dia 30 de maio”, disse à Época Ivan Costa, presidente da Associação das Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha (AHDFN).

Cerca de três mil funcionários e prestadores de serviço saíram de Fernando de Noronha desde o início do lockdown. O impacto da paralização afetou os empregos na ilha, com demissões e férias coletivas.