Comer estes alimentos aumenta risco de doenças crônicas e até câncer

Estudo revela ligação entre estes alimentos e doenças crônicas como diabetes, câncer e alterações cardíacas

Alimentos ultraprocessados estão ligados a doenças crônicas
Créditos: iStock/ClarkandCompany
Alimentos ultraprocessados estão ligados a doenças crônicas

Grande parte dos alimentos disponíveis hoje são ultraprocessados, ou seja, passaram por um alto nível de processamento industrial e possuem uma longa lista de ingredientes, muitos deles complicados de serem pronunciados.

Embora sejam convenientes e possuam uma aparência e sabor apetitosos, um novo estudo propõe que o consumo desses alimentos pode aumentar os riscos de desenvolver múltiplas condições crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

O que os dados mostram sobre a ingestão de alimentos ultraprocessados?

Segundo os pesquisadores, os alimentos ultraprocessados de origem animal e as bebidas ricas em açúcar, em particular, estão associados a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Entretanto, é importante salientar que a correlação identificada foi modesta e que não é possível afirmar com certeza que os alimentos ultraprocessados sejam a causa direta das doenças.

O estudo, publicado na revista The Lancet, levou em consideração a ingestão alimentar de 266.666 homens e mulheres de sete países europeus, entre 1992 e 2000, e os acompanharam por 11 anos para analisar quem desenvolveria várias doenças crônicas, incluindo câncer.

Os pesquisadores utilizaram a ferramenta de classificação NOVA para categorizar os alimentos, levando em conta não apenas os nutrientes, mas também a maneira como os alimentos acabam produzidos.

Quais alimentos ultraprocessados devemos evitar?

Em suas conclusões, os pesquisadores observaram que nem todos os alimentos ultraprocessados parecem estar associados ao desenvolvimento de condições crônicas. Os subgrupos examinados mostraram uma variação nos riscos.

Enquanto alguns grupos, como produtos de origem animal e bebidas adoçadas artificialmente ou com açúcar estão associados a um maior risco, outros, como pães, cereais ​​e produtos alternativos à base de plantas, não mostraram uma associação com risco significativo.

Saiba mais sobre os perigos dos alimentos ultraprocessados na alimentação
Créditos: iStock/Aja Koska
Saiba mais sobre os perigos dos alimentos ultraprocessados na alimentação

Apesar da associação bem documentada entre alimentos ultraprocessados e danos à saúde, os pesquisadores esclarecem que não é imprescindível evitar completamente esse tipo de alimento, mas sim limitar o consumo.

Além disso, a orientação é que as pessoas busquem priorizar alimentos frescos ou minimamente processados.