Como estão os brasileiros que foram diagnosticados com a Ômicron
Todos os infectados com a cepa estiveram no exterior e seguem em isolamento
Os seis brasileiros que testaram positivo para a variante Ômicron do coronavírus estão apresentando apenas sintomas leves, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
Ainda segundo a pasta, todos eles já tinham sido vacinados contra a covid-19 e seguem em isolamento.
Dois desses brasileiros estão do DF, três em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Todos eles voltaram de viagens ao exterior nos dias anteriores à confirmação da infecção.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
“Dos casos confirmados, quatro são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Todos os casos têm histórico de vacina, apresentaram quadro leve da doença e estão em monitoramento, assim como em todos os seus contactantes”, informou em nota o Ministério da Saúde.
Outros casos em investigação
As autoridades de saúde ainda investigam outros nove casos suspeitos de infecção pela variante Ômicron do coronavírus no Brasil. São seis no Distrito Federal e três no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nova cepa tem alto poder de transmissão e pode ultrapassar a Delta e se tornar a dominante no mundo.
Um estudo sul-africano também descobriu que o risco de contrair covid-19 novamente é três vezes maior com a Ômicron do que com as variantes Beta e Delta.
Apesar disso, a cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, pediu que as pessoas não entrem em pânico.
“Até que ponto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”, disse Swaminathan durante uma entrevista na conferência Reuters Next na semana passada.
Embora muitas características da Ômicron sigam desconhecidas, até o momento, no mundo, não houve nenhuma morte associada a ela.