Como preparar chá de alho para diminuir os triglicerídeos e o colesterol

Embora sejam necessárias mais pesquisas, há evidências de que o alho possa ajudar a reduzir o colesterol

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong, na China, baseou-se na análise de 26 estudos anteriores sobre o alho e a sua contribuição para reduzir o colesterol. Os resultados foram melhores do que o esperado.

Os autores do estudo concluíram que o alho pode reduzir os níveis totais de colesterol e triglicerídeos, beneficiando pacientes com risco de doença cardiovascular.

Chá de alho pode ajudar a controlar o colesterol
Créditos: Piotr Wytrazek/istock
Chá de alho pode ajudar a controlar o colesterol

O alho vem em muitas formas diferentes: fresco, em pó, óleos, extratos e em uma variedade de suplementos dietéticos.

A pesquisa observou que o consumo de alho funcionou melhor com a forma em pó para a redução do colesterol sérico total. Já o óleo de alho foi mais benéfico na redução dos triglicerídeos. Os resultados foram mais evidentes em tratamentos de longo prazo.

O que explicaria esses benefícios seria a alicina, um composto à base de enxofre encontrado no alho. Mas ainda assim, o mecanismo exato de ação permanece em debate.

Da mesma forma, o Medline Plus, um serviço de informação on-line fornecido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, afirmou que o alho pode ajudar a reduzir a pressão arterial e prevenir a arteriosclerose, ou seja, o acúmulo de placas nas paredes das artérias, geralmente provenientes de gordura e colesterol.

Como preparar o chá de óleo contra os triglicerídeos e o colesterol?

Esta é uma bebida tem um sabor muito forte, por isso costuma-se adicionar limão e gengibre, que também possuem propriedades medicinais.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 copo de água (200ml)
  • Gengibre ralado (aproximadamente 3 g)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

  1. Ferva a água;
  2. Assim que a água ferver, acrescente o gengibre ralado e o alho previamente picado. Deixe cozinhar por 15 ou 20 minutos;
  3. Após esse tempo, retire do fogo e deixe a infusão descansar por mais 10 minutos.
  4. Coe e reserve a água;
  5. Adicione suco de limão e mel para adoçar e sirva-se!

Possíveis efeitos colaterais

Tal como acontece com todos os medicamentos ou suplementos, o alho pode causar efeitos colaterais. A maioria é geralmente leve e tende a ocorrer em doses mais altas. Os possíveis efeitos colaterais da suplementação de alho incluem:

  •  hálito com cheiro de alho
  • odor corporal com cheiro de alho
  • flatulência/gases
  • azia
  • diarreia