Compare as vantagens do açúcar de coco com outros açúcares

O açúcar de coco é um adoçante feito a partir da seiva retirada de dentro do coqueiro, por meio de um corte realizado em suas flores. O líquido obtido passa por um processo de aquecimento para desidratar, transformando-o em cristais que são utilizados para adoçar a comida.

O produto é considerado um alimento pouco processado, pois não passa por refinamento e não leva conservantes. Como possui a mesma capacidade de adoçar que o açúcar refinado, o de coco está sendo cada vez mais usado já que possui menor índice glicêmico, causando picos menores de insulina e glicose no organismo.

Produto não é tão processado, causando menores picos de glicose e insulina
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Produto não é tão processado, causando menores picos de glicose e insulina

Compare o açúcar de coco com outros açúcares

Açúcar de coco x Açúcar refinado
Ao comparar o açúcar de coco com o açúcar refinado, destaca-se a quantidade de vitaminas e minerais que o primeiro contém, já que o processo de refino retira a maior parte dos nutrientes do açúcar.
Além disso, o índice glicêmico do açúcar de coco é menor, o que lhe confere mais propriedades benéficas.

Por fim, o açúcar de coco é um alimento minimamente processado, ao contrário do açúcar refinado que passa por uma série de processos químicos.

Açúcar de coco x Açúcar mascavo
O açúcar mascavo, assim como o açúcar de coco, é minimamente processado e contém mais nutrientes do que o açúcar refinado. No entanto, o açúcar de coco tem um poder de adoçar maior que o mascavo (e equivalente ao açúcar refinado), o que demanda um uso menor quantidade.
Além disso, o açúcar mascavo tem um índice glicêmico bem próximo ao do açúcar comum, que é mais alto.

Saiba mais sobre as vantagens, os nutrientes e outras informações importantes sobre o açúcar de coco no site do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.