Composto desta fruta é capaz de diminuir a resistência à insulina
AvoB é responsável por garantir a oxidação completa das gorduras, levando a uma melhor tolerância e utilização da glicose
O abacate tem sido objeto de estudo devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Agora, uma nova pesquisa descobriu que um composto presente na fruta é capaz de reduzir a resistência à insulina, relacionada ao diabetes tipo 2.
A descoberta é um estudo publicado no periódico Molecular Nutrition & Food Research em outubro.
O estudo apontou que AvoB, ou avocatina B, presente no abacate, é o composto responsável por garantir a oxidação completa das gorduras, levando a uma melhor tolerância e utilização da glicose, o que melhora a sensibilidade à insulina.
Detalhes do estudo
Os cientistas conduziram o estudo alimentando camundongos com uma dieta rica em gordura durante oito semanas, induzindo obesidade e resistência ao hormônio pancreático nos animais.
Em seguida, metade dos ratos teve o AvoB adicionado à sua dieta por cinco semanas adicionais.
Após 13 semanas, os camundongos que receberam AvoB ganharam peso a uma taxa mais lenta do que seus colegas e mostraram aumento na sensibilidade à insulina.
Em um estudo clínico separado, os pesquisadores examinaram os efeitos de um suplemento de AvoB em humanos, administrado em conjunto com uma dieta equilibrada ao longo de 60 dias.
As dosagens variaram entre 50 e 200 mg. Os resultados indicaram que os participantes toleraram bem o composto.
Além disso, a equipe não identificou efeitos adversos no fígado, músculos ou rins, e não houve sinais de toxicidade relacionada à dose.
Limitações do benefício em humanos
Apesar dos resultados terem sido expressivos em ratos, em humanos, os pesquisadores observaram uma perda de peso insignificante.
A equipe de pesquisa frisa que simplesmente comer abacates não fornecerá AvoB suficiente para uma pessoa obter seu benefício potencial.
No entanto, o AvoB em forma de pó e comprimido poderia ter melhor aproveitamento.
O que é a resistência à insulina?
A resistência à insulina é uma condição na qual as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, o que pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue e, eventualmente, ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Estudos em animais sugeriram que a avocatina B pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir a resistência à insulina.