Composto pouco conhecido reduz risco de demência e câncer
As evidências científicas apontam para efeitos benéficos desse fitoquímico na saúde em geral
Muitos estudos têm mostrado que um composto presente naturalmente em vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas, tem um baita potencial para a saúde. O sulforafano já demonstrou ter efeitos positivos ajudando a reduzir doenças cardíacas, diabetes tipo 2, demência e até câncer.
O que é sulforafano?
O sulforafano é um um composto orgânico que contém enxofre. Ele é produzido quando a planta é danificada (por mastigação, corte ou esmagamento), resultando na combinação da glucorafanina com a enzima mirosinase. Este processo libera o sulforafano, que possui diversas propriedades bioativas.
Benefícios do sulforafano para a saúde
Propriedade antioxidantes
O sulforafano é um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos celulares e levar a doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas.
- CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio em janeiro
- Entenda por que, segundo estudo, este sentimento pode ajudá-lo a se dar bem no trabalho
- Estudo revela novo possível fator da causa da psoríase; doença de pele que acomete milhões de pessoas no mundo
- 3 praias com mar calmo e ótimas para curtir com as crianças
Ao combater esses radicais livres, o sulforafano pode reduzir o estresse oxidativo e promover a saúde celular.
O médico inglês Dr. Hilary Jones, conhecido por suas aparições na mídia, explicou que, ao ativar os genes antioxidantes em nossas células, o sulforafano ajudar a manter um metabolismo mais saudável, principalmente à medida que envelhecemos.
Segundo ele, embora seja importante ter uma dieta saudável e fazer exercícios, é possível ajudar seu metabolismo dando a ele um reforço de sulforafano.
Propriedades anticancerígenas
Vários estudos indicam que o sulforafano possui propriedades anticancerígenas. Ele pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer ao desintoxicar carcinógenos e inibir o crescimento de células cancerígenas.
Além disso, o sulforafano pode induzir a apoptose, que é a morte programada de células cancerígenas, ajudando a limitar a proliferação do câncer.
Saúde cerebral
Pesquisas sugerem que o sulforafano pode ter efeitos neuroprotetores. Ele pode ajudar a proteger contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, ao reduzir a inflamação no cérebro e combater o estresse oxidativo.
Além disso, estudos sugerem que sulforafano pode melhorar a função cognitiva e a memória.