CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Conheça a doença que inspirou a risada demente de ‘Coringa’

A epilepsia gelástica, um tipo bem raro de epilepsia, faz parte da vida de muitas pessoas

Por: Redação

Os risos incontroláveis do ator Joaquin Phoenix em “Coringa” fazem parte da vida real de algumas pessoas que convivem com epilepsia gelástica, um tipo bem raro de epilepsia.

Nas entrevistas promocionais do filme, o ator Joaquin Phoenix revelou que se inspirou em vídeos de pessoas que sofriam da doença. Em um deles, uma paciente que, enquanto convulsionava com o riso, segurava o próprio pescoço em sinal de dor, como se estivesse se afogando.

coringa
Crédito: DivulgaçãoFilme ‘Coringa’ faz EUA reforçar a segurança nos cinemas

“O riso inapropriado seria uma reação à causa inicial de uma deterioração cognitiva, como o Parkinson, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou outras doenças neurodegenerativas em que há afetação do bulbo”, explica o neurologista Francisco Javier López, coordenador do grupo de estudo de Epilepsia da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN), ao El País.

Essa doença, segundo o neurologista, costuma afetar pessoas mais jovens, ao contrário do que ocorre nos casos de paralisia pseudobulbar. Ela representa 0,2% de todas as crises epiléticas.

O neurologista afirma na entrevista ao El País que “muitas vezes não se encontra a causa, mas em uma proporção importante de casos ela se deve à existência de uma série de tumores, chamados hamartonas hipotalâmicos (são formações benignas situadas no hipotálamo), que produzem este tipo de sintomas, embora às vezes também se deva a outro tipo de afetações, como displasias ou alterações no córtex cerebral”.

Segundo o especialista, os efeitos da doença podem ser amenizados com medicamentos adequados.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.