Conheça os benefícios para a saúde da semente de abóbora
Com múltiplas propriedades, essas pequenas sementes cheias de vida trazem inúmeras contribuições para a saúde
As sementes de abóbora há muito tempo têm sido consideradas um superalimento. Mas você já se perguntou o motivo? Além de fornecem proteínas, gorduras insaturadas, fibras e magnésio, são ricas em antioxidantes, incluindo fenóis e flavonoides.
Os fenóis ajudam a afastar os compostos que danificam as células do corpo, o que pode proteger contra o envelhecimento e as doenças. Seus efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e anticancerígenos também foram bem documentados.
Já os flavonoides têm sido associados a um amplo espectro de efeitos promotores da saúde, incluindo proteção contra o câncer e doença de Alzheimer. Como os fenóis, os flavonoides combatem compostos que danificam células saudáveis e têm fortes efeitos anti-inflamatórios.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Esses efeitos antioxidantes podem ser ainda maiores com as sementes de abóbora torradas. Pesquisas mostram que, depois de torradas, as sementes de abóbora apresentam mais fenóis e flavonoides.
Redução do risco de câncer de mama
As sementes de abóbora também são ricas em fitoestrogênios, compostos naturais que são semelhantes ao hormônio estrogênio.
Um estudo alemão entre mulheres na pós-menopausa analisou a associação de alimentos ricos em fitoestrógenos e o risco de câncer de mama.
Os pesquisadores coletaram dados de mais de 8.000 mulheres e concluíram que o consumo de alimentos com fitoestrógenos, incluindo sementes de abóbora, foi associado a um risco significativamente reduzido de câncer de mama em comparação com a não ingestão desses alimentos.
Equilíbrio do açúcar no sangue
Um estudo que investigou os benefícios das sementes de abóbora combinadas com as sementes de linhaça descobriu que elas podem ser úteis na prevenção de colesterol alto e níveis de açúcar no sangue. Em parte isso acontece por conta do alto teor de fibras das sementes, que também contribui para a sensação de saciedade, diminuindo o desejo de comer demais.
Como as sementes de abóbora são ricas em calorias, é importante limitar as porções ao tamanho recomendado de cerca de um quarto de xícara.
Coração saudável
As sementes de abóbora são uma boa fonte de gorduras insaturadas, incluindo o ácido alfa-linolênico (ALA). Existem boas evidências de que comer sementes de abóbora como parte de uma dieta balanceada, devido ao seu conteúdo de ALA, pode ser benéfico para o coração e prevenir doenças cardiovasculares .
Um estudo de 2011 também descobriu que o óleo de semente de abóbora ajudou a melhorar os níveis de colesterol em mulheres na pós-menopausa. Além disso, sendo uma fonte útil de magnésio, as sementes de abóbora podem ajudar a regular a pressão sanguínea , mas são necessárias mais pesquisas sobre o papel que o magnésio desempenha nessa área.
Reforço de imunidade
As sementes de abóbora são boas para o nosso sistema imunológico devido à presença de vitamina E e zinco.
A vitamina E aumenta as respostas imunes e protege contra várias doenças infecciosas.
O zinco protege nosso corpo de inflamações, alergias e patógenos invasores, evitando infecções e aumentando a imunidade geral. As sementes de abóbora exibem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antivirais.
Como consumir?
As sementes de abóbora podem ser consumidas inteiras ou trituradas, podendo ser adicionadas a saladas ou a preparação de algumas refeições. Além disso, também é possível encontrar o óleo de semente de abóbora em algumas lojas de produtos naturais, que também traz diversos benefícios para a saúde.
Mas é importante dizer que as sementes de abóbora não são produtos milagrosos. Eliminar os alimentos processados do dia a dia, focar em seguir uma alimentação balanceada e abandonar o sedentarismo são essenciais para alcançar efeitos benéficos para o organismo.