Conheça os sintomas de colesterol alto e 4 formas de controlá-lo
Pessoas com histórico familiar e com diagnóstico de diabetes têm maior chance de desenvolver colesterol alto
Os sintomas do colesterol alto geralmente são silenciosos, o que significa que muitas pessoas podem não apresentar sinais óbvios.
No entanto, mesmo que os sintomas não sejam evidentes, o colesterol alto pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias) e aumentar o risco de eventos como ataques cardíacos e derrames.
Por conta dessa condição silenciosa da condição, é importante fazer exames regulares de colesterol, especialmente se você for um paciente de risco.
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Tratamento de colesterol alto genético avança com redução de 86%
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
O que é colesterol alto?
O colesterol é uma substância cerosa como a gordura, produzida naturalmente pelo fígado. É importante para a produção de certos hormônios, membranas celulares e vitamina D.
Nosso fígado produz lipoproteínas para ajudar a transportar o colesterol, uma vez que ele não se dissolve na água e não pode viajar sozinho pelo corpo.
Causas do colesterol alto
Uma das principais causas do colesterol alto é seguir uma dieta repleta de alimentos ricos em gorduras trans, gorduras saturadas e colesterol. Existem outros fatores no estilo de vida, como fumar e inatividade física prolongada, que também contribuem para o risco de desenvolver colesterol elevado.
A genética também contribui para o risco de desenvolver colesterol elevado. Consequentemente, você pode ter uma chance maior de ter colesterol alto se algum de seus pais biológicos sofrer do problema. Neste caso, a triagem de rotina é extremamente importante.
Certos problemas de saúde, como hipotireoidismo e diabetes, aumentam suas chances de ter colesterol alto, juntamente com complicações relacionadas.
Sinais e sintomas de colesterol alto
Os sintomas de colesterol alto são raros. Às vezes, mesmo pessoas com um estilo de vida saudável podem sofrer deste problema.
Geralmente, você não será capaz de saber sobre eles até que causem problemas sérios em seu corpo. É por isso que é importante fazer exames regulares dos níveis de colesterol.
Se não for tratado, o colesterol alto pode causar repentinamente um derrame ou ataque cardíaco.
No caso da hipercolesterolemia familiar, existem alguns sintomas visíveis de colesterol elevado. Esses incluem:
Olhos com sintomas de colesterol alto
Incluem arco corneano e xantelasmas. O arco da córnea causa a formação de um anel branco claro ao redor da íris, enquanto os xantelasmas causam a formação de pequenos caroços amarelos perto do canto interno dos olhos.
Xantoma nos pés
Os xantomas, que são depósitos de gordura que se acumulam sob a pele, podem se desenvolver em várias partes do corpo, incluindo tendões, e são frequentemente observados em áreas como cotovelos, joelhos, mãos ou pés. Eles geralmente aparecem como protuberâncias amarelas ou ligeiramente elevadas sob a pele.
Também conhecido como tendão xantoma, a condição causa inchaço ao redor do tendão de Aquiles e dos joelhos.
Como baixar o colesterol naturalmente
Aqui estão algumas das medidas que você pode tomar para reduzir o colesterol naturalmente :
Mudanças na dieta
Certifique-se de restringir o consumo de gorduras trans e gorduras saturadas em sua dieta, pois elas são um fator importante que contribui para os sintomas de colesterol alto.
Limite a ingestão de alimentos processados e fritos. Alimentos processados tendem a ser ricos em sódio e açúcar, por isso é importante verificar previamente as informações nutricionais.
Exercício regular
Ficar inativo por um período prolongado de tempo não é apenas ruim para a saúde do coração, mas também afeta negativamente o seu bem-estar geral.
Gerenciamento do estresse
Existem técnicas de relaxamento e exercícios de ioga para o estresse que você pode tentar incorporar à sua rotina regular.
Pare de fumar
Fumar é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares e dos vasos sanguíneos.