Últimas notícias:
Loading...

Estudo mostra que este alimento reduz açúcar no sangue e colesterol

Em experimento com ratos, a dieta mostrou resultado após três semanas

Fala-se muito sobre o poder dos alimentos ricos em antioxidantes na prevenção de diversas doenças crônicas. Entre eles, alguns se destacam ainda mais devido à suas características únicas de composição nutricional, que podem conferir benefícios como a redução do colesterol e níveis de açúcar no sangue.

Dentre esses alimentos incríveis, um curioso membro do reino Fungi tem chamado a atenção dos pesquisadores. Estamos falando dos cogumelos, mais especificamente dos cogumelos brancos.

Níveis elevados de açúcar no sangue podem estar associados a várias complicações de saúde, especialmente em pessoas com diabetes
Créditos: iLexx/istock
Níveis elevados de açúcar no sangue podem estar associados a várias complicações de saúde, especialmente em pessoas com diabetes

Por que os cogumelos brancos são tão benéficos?

Usados há séculos na culinária de diversas culturas, os cogumelos brancos não apenas agregam sabor à comida, mas também possuem um perfil nutricional robusto, com diversos estudos apontando para os seus numerosos benefícios à saúde. Eles possuem uma grande quantidade de antioxidantes, vitamina C, D e B12, além de serem ricos em fibras alimentares.

Que papel os cogumelos brancos desempenham nos níveis de açúcar e colesterol?

Uma pesquisa publicada pela revista Nutrition Research sugere que os componentes desses fungos parecem ajudar a reduzir o nível do açúcar no sangue e contribuir significativamente para a diminuição dos níveis de colesterol.

Em experimentos laboratoriais com ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol, por exemplo, foi observado que o fornecimento de um suplemento em pó de cogumelos brancos por três semanas reduziu significativamente as concentrações plasmáticas e sanguíneas de glicose e triglicerídeos. O resultado? Uma queda de até 39,1% nos níveis de açúcar no sague durante o período de três semanas.

Cogumelo branco em pó reduziu colesterol e níveis de açúcar no sangue de camundongos
Créditos: RistoArnaudov/istock
Cogumelo branco em pó reduziu colesterol e níveis de açúcar no sangue de camundongos

Outros benefícios dos cogumelos

Além dos efeitos sobre os níveis de açúcar e colesterol, os cogumelos brancos também apresentam propriedades neuroprotetoras. Eles podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças neurodegenerativas. Além disso, eles podem ter um papel preventivo relevante na doença hepática gordurosa, como observado pela mesma pesquisa da revista Nutrition Research.