Coral ajuda na reabilitação respiratória de pacientes asmáticos em SP

Atividade contribui para a melhora da condição cardiorrespiratória, além de também entregar benefícios emocionais

Um estudo conduzido com pacientes de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) mostrou que cantar triplica a performance respiratória e aumenta a vitalidade do pulmão. Com base nisso, em São Paulo, pacientes asmáticos ou com outras doenças respiratórias, como fibrose pulmonar idiopática e hipertensão pulmonar, estão sendo convocados para integrarem uma espécie de coral terapêutico.

“A ideia surgiu não apenas para se configurar como uma atividade lúdica e prazerosa aos pacientes, mas também para atuar como reabilitação respiratória”, conta Paula Menezes, presidente da ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas).

Coral é formado por pacientes com doenças respiratórias
Créditos: mattabbe/istock
Coral é formado por pacientes com doenças respiratórias

De acordo com a ABRAF, é esperado que pacientes inseridos nessa atividade possam apresentar melhora significativa no seu quadro clínico.

Como participar do coral

Os interessados em fazer parte do coral devem fazer a inscrição online neste link ou através do telefone (11) 93024-2757. Não é preciso ter nenhuma experiência com canto. São bem-vindos pacientes de todas as faixas etárias e também os que usam oxigênio suplementar, conduzindo cilindros e concentradores portáteis.

Os ensaios do grupo e a prática de exercícios para realização em casa serão orientados por um professor especializado. “Este projeto pretende cumprir um papel social, abraçando o paciente, colocando-o em contato com a música e despertando o seu talento musical, unindo-o a outras pessoas na mesma condição e mostrando que, apesar das limitações, ele é capaz de vencer as barreiras”, finaliza Paula.