Corante comum em salgadinhos e refrigerantes induz à doença intestinal
Esse corante também está presente em balas, chicletes, sucos, sorvetes e gelatinas
Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, investigou os efeitos de um corante vermelho comum, chamado Red 40 ou Allura Red, um dos mais utilizados em bebidas e alimentos industrializados em todo o mundo. Os pesquisadores queriam entender se a substância causava doença inflamatória intestinal (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.
Em laboratório, eles alimentaram camundongos com altas doses do aditivo durante 12 semanas. No fim do experimento, eles verificaram que a substância foi responsável por induzir à inflamação intestinal leve.
De acordo com os autores do estudo, a ingestão prolongada do corante prejudica a função intestinal, causando uma série de mudanças que levam a um maior risco de colite. As descobertas foram publicadas na Nature Communications.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
O corante acrescenta cor e textura e é frequentemente usado para atrair crianças.
“Este estudo demonstra efeitos nocivos significativos do Allura Red na saúde intestinal e identifica a serotonina intestinal como um fator crítico mediador desses efeitos. Essas descobertas têm implicações importantes na prevenção e no controle da inflamação intestinal”, disse o autor principal Waliul Khan, professor do McMaster Departamento de Patologia e Medicina Molecular.
“O que descobrimos é impressionante e alarmante, pois esse corante alimentar sintético comum é um possível gatilho dietético para doenças inflamatórias intestinais”, disse ele. “A literatura sugere que o consumo de Allura Red também afeta certas alergias, distúrbios imunológicos e problemas comportamentais em crianças, como déficit de atenção e hiperatividade.”
Doença inflamatória intestinal
A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição crônica que envolve a inflamação do trato digestivo. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo, embora as causas exatas ainda não sejam totalmente compreendidas.
Alguns estudos sugerem que a culpa é da desregulação das respostas do sistema imunológico, enquanto outros apontam para desequilíbrios no intestino e fatores ambientais. Mas aos poucos a ciência aponta que os alimentos têm um papel importante no desenvolvimento da condição.
Os sintomas da DII variam, dependendo da gravidade da inflamação e onde ela ocorre. Eles também podem sumir e reaparecer, já que a pessoa enfrenta períodos de doença ativa seguidos por períodos de remissão.
Os principais sintomas incluem:
- Diarreia
- Febre
- Fadiga
- Dor abdominal e cólicas
- Sangue nas fezes
- Apetite reduzido
- Perda de peso não intencional