Correntes na web prejudicam prevenção do câncer de mama

Especialistas alertam para os mitos e verdades propagados nas redes sociais sobre o câncer de mama

Por: Redação Comunicar erro

Nas redes sociais, corre uma enxurrada de notícias médicas falsas, principalmente sobre a cura do câncer. Receitas milagrosas ou medidas preventivas sem pé nem cabeça são propagadas, sem qualquer questionamento, colocando em risco a saúde das pessoas. Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, os especialistas alertam para o aumento de notícias incorretas sobre prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, anualmente são registrados cerca de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil. Segundo a gerente médica da Central Nacional Unimed, Gláucia Berreta Ruggeri, existe aumento pela busca de informações, principalmente neste período, mas o incentivo para a checagem dos dados ainda é pouco praticado.

Confira alguns mitos e verdades sobre a prevenção ao câncer de mama desmitificados pelos especialistas da Unimed:

mulher com sutiã se apalpando
Crédito: gilaxia/istockEspecialistas derrubam mitos sobre o câncer de mama

Sutiã

Mito: lavar o sutiã evita o câncer de mama, assim como o uso da peça com aro metálico e sutiã na cor preta durante o verão aumenta os riscos da doença.

Verdade: manter a higiene das roupas íntimas é essencial, pois ajuda a evitar fungos, bactérias, infecções e doenças da pele. Não existem evidências que relacionem o risco do câncer de mama à higiene, ou a cor do tecido, sutiãs revestidos com arame.

Seios

Mito: cubra o peito com algum lenço ou abrigo se estiver exposta ao sol; mulheres de seios pequenos têm poucas chances de desenvolver câncer de mama; homens não desenvolvem câncer de mama, pois não têm seios;

Verdade: a exposição dos seios ao sol deve ser feita com uso de protetor solar para prevenir o câncer de pele. Mamas grandes têm cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer, de acordo com pesquisas. Especialistas chamam atenção para esses casos, pois a quantidade de tecido glandular pode dificultar a identificação de tumor durante os exames. O risco de um homem desenvolver câncer de mama é de 1 em 1000. Homens sobrevivem menos ao câncer de mama quando comparados às mulheres.

Prevenção

Mito: ter câncer é uma questão de sorte. Não tem como prevenir

Verdade: nos casos da pré-existência de câncer entre familiares, o monitoramento para detecção precoce é fundamental. A adoção de hábitos saudáveis ajuda a prevenir não só o câncer como outras doenças crônicas. Portanto, não fumar, evitar o consumo nocivo do álcool e praticar exercícios físicos são atitudes com impactos confirmados pela ciência. As orientações também incluem gerenciar o peso corporal, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de carne animal, preferindo verduras, legumes e frutas.

Chá de graviola

chá
Crédito: isa-7777/istockChá de graviola contra o câncer é mito

Mito: chá de graviola é melhor que quimioterapia.

Verdade: Ainda não há comprovação sobre a eficácia do chá de graviola contra o câncer de mama. A ingestão do chá durante o tratamento é tóxica para os rins e fígado e pode interferir no resultado dos medicamentos quimioterápicos. Médicos também alertam para a gravidade dos efeitos colaterais.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …