Correr previne problemas no coração, diz estudo
14 milhões de brasileiros têm algum problema cardiovascular, indicam estimativas recentes
Um estudo realizado por educadores físicos da China revelou os benefícios para a saúde do coração proporcionados por uma prática bastante comum nos dias de hoje: correr. Mais do que um simples exercício para muitas pessoas, a corrida de rua se tornou uma importante ferramenta para a manutenção de uma boa condição cardiológica.
Para entender os benefícios da prática, a pesquisa conduziu 10 voluntários saudáveis, que foram instruídos a praticar a atividade no mínimo 45 minutos, quatro vezes por semana. Após três semanas, foram coletados dados sobre a saúde cardíaca dos participantes.
Correr previne problemas no coração
Os resultados mostram que todos mantiveram a frequência cardíaca entre 120-160, uma faixa considerada saudável, mesmo nos momentos mais intensos do exercício. As evidências levaram os especialistas a concluir que a prática regular da corrida, aliada à manutenção de uma frequência cardíaca dentro da faixa saudável, apresenta importantes benefícios para a saúde do coração.
- Estudo revela aumento de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos
- USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem
- Erro comum atrapalha perda de peso; entenda os motivos
- Por que esta fruta ajuda a reduzir risco de infecção urinária
Por isso, se você deseja proteger seu coração e se beneficiar de uma melhor saúde geral, o hábito pode ser uma atividade valiosa. Vale lembrar, no entanto, que qualquer atividade física deve ser realizada sob a orientação de profissionais qualificados e em conformidade com as limitações e necessidades do seu corpo.
Logo, correr não é apenas sobre melhorar sua resistência ou perder peso, mas também pode ajudar a proteger um dos órgãos mais vitais do seu corpo, o coração. Correr de forma regular e moderada pode ser uma excelente estratégia para quem busca um estilo de vida mais saudável.