Últimas notícias:

Loading...

Covid: pacientes relatam dedos enrugados e outros sintomas estranhos

Essas manifestações podem ser uma resposta do organismo na tentativa de combater o vírus

Por: Redação

A lista de sintomas da covid-19 só aumenta. Pelo menos a extraoficial. Na rede social Reddit, várias pessoas que tiveram ou estão ainda com a infecção contam o que sentem. Nos relatos, aparecem os mais estranhos sintomas, como dedos enrugados, pele das mãos secas e urticária em diferentes partes do corpo.

dedos enrugados
Crédito: Andy_Q/istockMãos e dedos enrugados foram relatos por pacientes com covid-19

De acordo com o jornal The Sun, um dos relatos é de uma mulher que disse que seus dedos ficaram secos e descascando. Em resposta, várias outras pessoas comentaram que tiveram o mesmo, principalmente nas mãos.

O professor Tim Spector, do King’s College London e o líder do aplicativo de rastreamento de sintomas ZOE, disse que a descamação da pele pode estar relacionada a outro sintoma amplamente relatado. “Parece com “Dedos de Covid”, que é de fato real”, afirmou à Vice.

dedos de covid
Crédito: Reprodução/Instagram/Southpacific_collegeCondição conhecida como “Dedos de Covid” tem sido muito relatada

Segundo ele, esse sintoma se assemelha a uma frieira e também pode envolver descamação. “O aplicativo ZOE relatou isso em um momento em que ninguém estava e ninguém levava a sério”, comentou.

Outro relato foi feito por uma jovem identificada como Diana Pardo. Ela disse que notou que a pele das mãos ficava com uma textura enrugada de uma maneira que nunca tinha experimentado antes. Isso acontecia sempre que tocava na água.

Segundo ela, esse sintoma começou por volta do quinto dia de infecção.

A urticária também apareceu com bastante frequência nos relatos. E para isso existe uma explicação. É que as infecções virais são um gatilho para a condição, pois causam o colapso das células e a liberação de histamina por meio de reações no sistema imunológico.

Além disso, alguns medicamentos usados ​​para tratar covid-19, como corticosteroides e remdesevir (em uso nos EUA), podem causar efeitos colaterais em alguns pacientes.

Por que tantos sintomas estranhos?

O que acontece é que, em muitas pessoas, os sintomas não são causados ​​pelo vírus em si, mas pela resposta imunológica do corpo para combatê-lo. E isso é individual. Por isso, cada pessoa apresenta sintomas diferentes, embora estejam sofrendo com a mesma doença.

Sintomas mais comuns da covid-19

Recentemente, um estudo feito no Reino Unido, com dados de 1 milhão de indivíduos, reuniu as principais manifestações da covid-19 em diferentes grupos de vacinados e não vacinados. Esse sintomas foram catalogados pelo aplicativo Zoe Symptom Study. Veja abaixo:

Principais sintomas em vacinados com a primeira dose:

Dor de cabeça
Coriza
Dor de garganta
Espirros
Tosse persistente

Principais sintomas de quem está completamente vacinado:

Dor de cabeça
Coriza
Espirros
Dor de garganta
Perda de olfato

Sintomas da covid-19 em não vacinados:

Dor de cabeça
Dor de garganta
Coriza

Compartilhe: