CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Criança morre com dengue no interior de SP; Pai reclama de negligência

Pai do menino alega que houve negligência da equipe médica da Unidade Básica Distrital de Saúde

Por: Redação

Na madrugada do dia 1º, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Dênis Bryan Souza Rodrigues, de 10 anos, sofreu parada cardíaca e morreu. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há suspeita de dengue. Pai afirmou que houve negligência médica por não solicitar exames para detectar a doença.

Cidade registrou aumento de 134,6% nos casos de dengue

De acordo com o pai, o garoto, com dor no corpo e febre, foi atendido pela primeira vez no último dia 24. Ele recebeu soro e analgésico e foi liberado.

O estado de saúde agravou e, apenas no dia 30, os primeiros exames foram realizados. Quando atendido, o menino já não conseguia se levantar e estava pálido.

O enterro de Dênis Bryan foi  neste domingo, 2, no Cemitério Bom Pastor.

A cidade registrou aumento de 134,6% nos casos de dengue em janeiro em relação ao ano anterior.

O que é a dengue

A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus –vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

A doença atinge todas as faixas etárias, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.