Criança morre com dengue no interior de SP; Pai reclama de negligência

Pai do menino alega que houve negligência da equipe médica da Unidade Básica Distrital de Saúde

Na madrugada do dia 1º, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Dênis Bryan Souza Rodrigues, de 10 anos, sofreu parada cardíaca e morreu. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há suspeita de dengue. Pai afirmou que houve negligência médica por não solicitar exames para detectar a doença.

Cidade registrou aumento de 134,6% nos casos de dengue

De acordo com o pai, o garoto, com dor no corpo e febre, foi atendido pela primeira vez no último dia 24. Ele recebeu soro e analgésico e foi liberado.

O estado de saúde agravou e, apenas no dia 30, os primeiros exames foram realizados. Quando atendido, o menino já não conseguia se levantar e estava pálido.

O enterro de Dênis Bryan foi  neste domingo, 2, no Cemitério Bom Pastor.

A cidade registrou aumento de 134,6% nos casos de dengue em janeiro em relação ao ano anterior.

O que é a dengue

A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus –vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

A doença atinge todas as faixas etárias, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).