Curva de contágio de coronavírus no Brasil se parece muito com Europa
Especialistas da Itália alertam sobre avanço do covid-19 e afirmam que a curva de crescimento do contágio no Brasil se parece com de outros países europeus
Seguindo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito da curva de crescimento do contágio do coronavírus, a BBC News Brasil elaborou dois gráficos que mostram o avanço do covid-19 no Brasil e na Europa, e pediu para um analista de dados e um médico analisarem. A situação é preocupante.
De acordo com os especialistas, a curva de crescimento do contágio no Brasil é muito similar à de vários países europeus que hoje passam grande sufoco com o coronavírus.
22 pessoas que estiveram com Bolsonaro nos EUA têm coronavírus
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Segundo a análise de Lorenzo Pregliasco, sócio-fundador da empresa de pesquisas Quorum, o Brasil “está alinhado com a maior parte dos países observados”, apesar de seguir “um pouco atrás” na curva de crescimento: “Particularmente, me parece que o ritmo de contágio possa seguir a trajetória da França.”
Ao longo de 10 dias, o país francês deu um pulo de 50 casos do coronavírus para mil casos. Após bater esse número, a França mandou a população não sair às ruas, a não ser em casos de deslocamentos essenciais.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
Já para Nino Cartabellotta, médico e presidente da Fundação Gimbe, o Brasil tem a oportunidade de aprender com os países europeus para não repetir o que está acontecendo lá. “Na Itália, estamos assistindo a um filme idêntico ao que vimos na China, e a batalha será a mesma em todos os outros países do mundo, mas com dias ou semanas de atraso. O Brasil tem a chance de jogar sabendo o resultado da outra partida, porque já viu o filme italiano.”, afirma.
Apesar de válida para seguirmos ou não os exemplos, a comparação do avanço epidemiológico em países diferentes, não é uma conta exata, explica Pregliasco. Até porque, cada nação resolveu lidar com a contenção do covid-19 de forma diferente. “Na Itália, a disseminação precoce e muito rápida dos contágios provavelmente ocorreu por causa da contaminação inicial em hospitais. Então, dependendo de quantos e quais são os focos, a tendência de cada país pode ser muito diferente.”
Para ver os gráficos e todas as análises, acesse o site da BBC News Brasil.
Brasil x Itália
A Itália, país com maior número de mortos por covid-19 no mundo (já passam das 3.405 mortes), enfrenta hoje uma situação alarmante. E outros dados comparam os números de infectados na Europa com os números do Brasil.
Para se ter ideia, o Brasil chegou ao seu vigésimo dia desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado em território nacional com 291 confirmações de infectados, segundo dados do Ministério da Saúde. No vigésimo dia da Itália, havia apenas 3.