Datafolha diz que maioria da população quer aumento de restrições ao cigarro

A pesquisa teve a participação de 2.041 pessoas acima de 16 anos em 132 municípios do país

Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pela organização não governamental ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), diz que cerca de 65% da população apoia a adoção de embalagens padronizadas de cigarro, medida que está em discussão para diminuir a visibilidade e o apelo ao consumidor. Além disso, a maioria das pessoas também é a favor de mais restrições ao cigarro.

Do mesmo modo, 75% são a favor do aumento de impostos para os produtos de tabaco e 73% de uma possível proibição da exposição dos maços nos pontos de venda. A pesquisa teve a participação de 2.041 pessoas acima de 16 anos em 132 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso
Créditos: unknown
O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso

O Datafolha quis verificar a opinião da população sobre as novas medidas debatidas no Congresso como alternativa para mudar a atratividade do cigarro, principalmente entre jovens.

O estudo também trouxe dados sobre o perfil dos fumantes do país, concluindo que 1 em cada 10 brasileiros (15% da população) tem o hábito de fumar. Em 2011, uma pesquisa semelhante do Datafolha mostrou que o índice de brasileiros que fumavam era de 19%.

Leia a reportagem na íntegra na ‘Folha de S.Paulo‘.