Descoberta condição pode causar ganho de peso em apenas 1 mês

No geral, os indivíduos com sobrepeso ou obesidade são mais vulneráveis ​​ao ganho de peso em resposta a essa condição

Um novo estudo apontou para uma condição que, em apenas um mês, pode levar rapidamente ao ganho de peso. Os dados foram publicados na revista científica revista PLoS ONE.

Segundo os pesquisadores essa condição é a depressão. Embora sua ligação com o ganho de peso já fosse conhecida, os autores do estudo disseram que os detalhes de como um fator afeta o outro não eram claros até agora.

Engordar rápido tem motivos variados
Créditos: istock
Engordar rápido tem motivos variados

No entanto, investigadores do Reino Unido só observaram este efeito em indivíduos que já estavam com excesso de peso, tendo a alimentação ou a falta de exercício como possíveis fatores contribuintes.

A equipe da Universidade de Cambridge analisou dados de 2.000 adultos. Esses participantes usaram um aplicativo para preencher questionários mensais sobre bem-estar mental e peso corporal durante nove meses durante a pandemia de covid-19 em 2020-2021.

Impacto na balança

As descobertas revelam que, para cada aumento incremental na pontuação habitual de sintomas depressivos de um indivíduo, seu peso, um mês depois, aumentou em média 45 gramas.

Isto significa que um indivíduo cuja pontuação de sintomas depressivos aumentou de leve para moderado normalmente veria um ganho de peso de 225 gramas (cerca de meio quilo).

Indivíduos com sobrepeso experimentaram um aumento médio de peso de 52 gramas para cada aumento incremental nos sintomas depressivos, enquanto aqueles que lidavam com obesidade tiveram um ganho médio de peso de 71 gramas.

Este efeito não foi observado em indivíduos com peso saudável ou em resposta a sintomas de ansiedade e estresse.

De acordo com os pesquisadores, no geral, isso sugere que indivíduos com sobrepeso ou obesidade são mais vulneráveis ​​ao ganho de peso em resposta ao sentimento de depressão.

Embora o ganho de peso tenha sido relativamente pequeno, mesmo pequenas alterações de peso que ocorrem em curtos períodos de tempo podem levar a maiores alterações de peso a longo prazo, especialmente entre aqueles com sobrepeso e obesidade.

Os pesquisadores concluem que monitorar e abordar os sintomas depressivos em indivíduos com excesso de peso ou obesidade pode ajudar a prevenir o aumento de peso e ser benéfico para a saúde física e mental.